Agenda 2030: GGPEN apresenta projectos em exposição organizada pelo ISPAJ

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional participa das VIII Jornadas Científicas do Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), em Luanda, apresentando os produtos desenvolvidos pelo GGPEN e os seus benefícios para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.

Este ano, as jornadas do ISPAJ têm como lema, “Transformando o mundo com a Agenda 2030” e os especialistas do GGPEN, juntamente com os Embaixadores para Educação Espacial, estão a apresentar na exposição das Jornadas, as vantagens do ANGOSAT-2, e como tem estado a contribuir na melhoria da comunicação no país, tendo em conta os pontos levantados na Agenda 2030.

De ressaltar que a Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem alcançadas até 2030. Desde a sua criação, o GGPEN tem desenvolvido produtos e serviços alinhados com os ODS, tais como as aplicações espaciais TECH-Gest, TECH-Agro, TECH-Ecologia, que utilizam imagens de satélite para monitorização de activos, e a TECH-Minas – solução que utiliza ferramentas modernas de inteligência artificial para recolha de dados mineiros.

Anualmente, o ISPAJ realiza Jornadas Científicas com o objectivo de compartilhar conhecimentos, promovendo intercâmbio entre estudantes e académicos, bem como, apresentar os resultados investigativos produzidos em Angola.

Desta feita, no quadro das realizações das VIII Jornadas Científicas, que decorre nos dias 14 e 15 de Maio, o ISPAJ está a promover uma série de actividades, como exposições científicas, feiras de saúde e palestras sobre temas científicos relacionados aos desafios enfrentados pelo Governo angolano, nomeadamente ciência, tecnologia, inovação, ecossistemas ambientais, industrialização, saúde, transferência de conhecimento e desenvolvimento sustentável.