Oficiais superiores da Força Aérea conhecem projectos do Programa Espacial Nacional

Esta quarta-feira, 24, os oficiais superiores da Força Aérea Nacional (FAN) conheceram os projectos do Programa Espacial Nacional (PEN), que são desenvolvidos e geridos pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

Os visitantes, que foram recebidos pelo Director Geral do Gabinete, receberam explicações sobre cada um dos projectos desenvolvidos no âmbito do PEN, através dos especialistas seniores do GGPEN, como, por exemplo, as valências e benefícios do ANGOSAT-2, Aplicações Espaciais e o Projecto de combate à seca no Sul de Angola, através do uso de imagens de satélites.

De acordo com o Coronel Piloto Mangueira, da FAN, com a visita, tiveram a oportunidade de ter um contacto mais profundo e saíram das instalações do GGPEN com uma perspectiva totalmente diferente da que se tinha no início do encontro. Como piloto da FAN, vê nisto um grande ganho para a aviação.

Foi um encontro salutar onde ficou sinalizado que pode nascer uma parceria.

De realçar, que as duas instituições já iniciaram os trabalhos para o lançamento do pequeno satélite (CANSAT), no ANGOTIC 2023, que contará com o apoio de um helicóptero da FAN e acontecerá na Escola de Formação de Forças Especiais (EFFE), das Forças Armadas Angolanas (FAA), na comuna do Cabo Ledo, em Luanda.