GGPEN participa em workshop da União Africana de Telecomunicações

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) participa do workshop sobre Preservação, Gestão e uso de Recursos de Satélites das Bandas de Serviços de Satélites Planeados, que decorre de forma virtual, nos dias 01 e 02 de Março.

O evento, organizado pela União Africana de Telecomunicações (ATU, da sigla em inglês) em colaboração com a UIT, tem como objectivo criar ou aperfeiçoar a consciencialização em torno de questões-chave relacionadas com a preservação e uso prudente dos recursos dos satélites.

O GGPEN participa do evento, através do PMO Angola para o Programa de Partilha de Satélite da SADC, com os especialistas do Gabinete, Telmo Vinhas e Silva Malaca.

De ressaltar, que Angola tem cumprido com todas as recomendações orientadas pela ATU para os países africanos para a preservação e exploração dos recursos de serviços de satélite, como disponibilização de equipa para as demandas da organização africana e formação de quadros internos.

Em Janeiro de 2020, o país assumiu a liderança do Comitê de Especialistas de Satélites da SADC. Neste ano, foi recomendada a criação de um Gabinete de Gestão de Projectos (PMO) para prestar assistência técnica à Comissão de Direcção e aos Estados Membros da SADC para melhor acompanhamento da execução das respectivas tarefas.

Actualmente, Angola está a sediar a administração da UIT para representar os Estados Membros da SADC, a fim de gerenciar o arquivo Regional Shaped Beam da organização. Para tanto, foi criado em Luanda, Angola, um Escritório de Gerenciamento de Projectos (PMO), uma estrutura de gestão que pretende padronizar os processos relacionados ao Programa de Partilha de Satélite da SADC e facilitar a partilha de recursos, metodologias e ferramentas.

Programa de Partilha de Satélite da SADC