GGPEN participa do Fórum das Profissões do Liceu Francês de Luanda

A sétima edição do Fórum de Carreiras do Liceu Francês de Luanda (LFL), que teve como lema “O futuro em movimento”, realizado no passado dia 21 de Janeiro, contou com a participação de 71 profissionais, entre franceses, angolanos, portugueses, libaneses, dentre outras nacionalidades, que responderam espontaneamente ao apelo da Comissão Organizadora para responder às questões dos 166 alunos presentes.

Por parte do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), a tarefa de inspirar os jovens para as profissões da engenharia espacial esteve a cargo do responsável para a Educação Espacial, Dr. Gilberto Gomes, e do Gestor de Turno da área de Operações do Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda, Eng. Massala Nsungani, que dentre outros assuntos, partilhou a sua experiência de formação na cidade francesa de Toulouse, considerada a capital europeia do espaço, “cité de l’espace”.

Este fórum não acontecia desde 2018, pelo que todos os jovens interessados das turmas do terceiro ao último ano, ou seja, sete turmas no total, puderam participar neste tipo de encontro pela primeira vez, sendo uma obrigação para os alunos do Liceu Francês de Luanda, passar por uma orientação profissional antes de escolher e inscrever no seu curso do futuro.

Em entrevistas individuais ou em pequenos grupos, os alunos do ensino fundamental e médio estabeleceram um diálogo directo e realista com os profissionais dos mais diversos perfis de formação, listados nos 14 centros identificados no Directório Operacional de Ofícios e Empregos (construído pelo Centro de Emprego da França). Estes profissionais passaram informações relevantes para informar os alunos sobre o interesse de seu trabalho, as suas actividades diárias, condições de trabalho, oportunidades de trabalho, formação e treinamento preferencial para acessar a esse trabalho específico.

No evento estiveram representados os sectores do Comércio, marketing e vendas, Banca e seguros, Comunicação e publicidade, Criação, Direito e justiça, Função pública e Estado, Ensino e Investigação, Segurança Pública e Exércitos, Indústrias, Tecnologias e Investigação Técnica, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Social e Humanitário, Turismo, Hotelaria e Desporto, Transporte e Logística, Gestão, Finanças e TI.

As profissões mais cobiçadas e vencedoras deste Fórum foram as do bloco de Saúde, Humanidades e Social, assim como o bloco do Comércio, Marketing e Vendas, seguidas pelas carreiras da Segurança Pública e das Forças Armadas!

As carreiras de Engenharia, Justiça, Função pública, Jornalismo, Banca, Gestão e TI também atraíram grande interesse.

A organização considerou este evento como um sucesso, tanto do ponto de vista dos profissionais – que se apresentaram motivados, simpáticos e de grande interesse na sua maioria – assim como dos alunos que, graças à qualidade dos intercâmbios e as informações coletadas, podem planear de maneira mais concreta e realista o seu futuro.

A única desvantagem apontada pelos jovens é que gostariam de ter mais tempo para conhecer mais palestrantes. Assim sendo, todos esses profissionais concordaram em participar voluntariamente e dedicar mais tempo em actividades futuras.

Fonte: https://www.lfluanda.net/2023/02/02/forum-des-metiers-lfl-lavenir-en-marche/