Embaixadores do GGPEN participam de formação de preparação para testes da capacidade do ANGOSAT-2

Sete dos embaixadores do GGPEN para a Educação Espacial receberam formação em Montagem, Instalação e Comissionamento de VSAT, da INFRASAT, no âmbito da expansão à nível nacional, das acções de disseminação da ciência e tecnologia espacial.

Ministrada por instaladores seniores da referida empresa, a formação teve como objectivo a montagem mecânica da antena 2.4m, no mastro não penetrante, apontamento ao satélite e comissionamento de sites remotos, numa acção de preparação para os testes da capacidade do satélite ANGOSAT-2.

Os formandos aprenderam os procedimentos de montagem e instalação de antenas, configurar modems na topologia SCPC (links de satélite ponto-a-ponto), testes de conectividade entre o HUB (Centro de Operações) e as estações remotas, bem como técnicas de mitigação dos factores adversos à comunicação via satélite e procedimentos de resolução de falhas.

Tal formação está enquadrada no Projecto de Educação Espacial, que visa a promoção do sector espacial em Angola, bem como o asseguramento da transferência de conhecimento, sobre ciência, tecnologia e indústria espacial.

Tendo em conta o advento das actividades de testes de carga ou demonstração de serviços do satélite ANGOSAT-2, em algumas províncias do país, em Dezembro próximo, surge a necessidade de esclarecimento das populações sobre os benefícios de tais serviços, incluindo nas zonas remotas.

Com isso, deu-se início a um processo de capacitação dos embaixadores mais destacados nos cursos de Comunicação Via Satélite ministrados pelo GGPEN, para serem introduzidos num programa de capacitação em instalação e apontamento de antenas VSAT junto da INFRASAT.

Um outro objectivo é também a formação de formadores para que esta formação possa ser replicada nas diferentes províncias.