Angola participa do 6º Workshop do Conselho Consultivo da Geração Espacial

O sexto Workshop do Conselho Consultivo da Geração Espacial é um evento realizado, anualmente, que congrega jovens profissionais, especialistas da indústria e agências espaciais. Tem como objectivo discutir ideias para encontrar soluções nas quais as tecnologias espaciais podem ser utilizadas para o benefício do continente.

Este ano, será realizado nos dias 25 e 26 de Novembro, em Rabat, Marrocos, com o tema “O espaço para África para um continente mais próspero”. Os participantes serão divididos em subgrupos cada um dos quais focando-se em um dos subtemas: Educação Espacial, Direito e Políticas Espaciais, Empreendedorismo Espacial, Tecnologias e Sistemas Espaciais, Aplicações e Ciência Espacial, Inteligência Artificial, Big Data e Tecnologia Quântica aplicadas em Sistema de Informação Geográfica.

Angola será representada pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) com a participação do Especialista Sénior Eng. Atanilson Cachinjumba, que vai fazer parte do painel que abordará sobre Observação da Terra, Mudança Climática e Utilização de Tecnologia Espacial para Prosperidade, no primeiro dia do evento. No segundo dia, o especialista do GGPEN fará uma apresentação sobre o tema “As Aplicações Espaciais para um Continente mais Próspero”.

No evento se farão presentes ainda individualidades e instituições como Ministro do Comércio Marroquino, Ministro Marroquino do Ensino Superior, Representante Espacial Marroquino, Presidente da Universidade Internacional de Rabat, Coordenadores Regionais da SGAC, Iniciativa Marroquina para a Indústria Espacial, NASA, MISI, GMES e África, ESA, Agência Espacial de Portugal, Tecnologias Espaciais de Berlim, Agência Espacial Egípcia, dentre outros.

O objectivo do workshop é divulgar os benefícios da utilização da tecnologia espacial para o continente, trocar experiências e as boas práticas entre os participantes.

Sendo a SGAC membro permanente do Comité para o uso Pacífico do Espaço das Nações Unidas, do inglês COPUOS, todas as discussões servirão para produzir recomendações que serão relevantes para os sectores da indústria espacial africana (Público, Privado e não Governamental) ajudando a moldar o futuro da indústria espacial africana. Os relatórios e recomendações serão apresentados em conferências a mais alto nível, as mesmas recomendações serão incluídas em relatórios submetidos para COPUOS.

1 Comments

Comments are closed.