IAC2022: GGPEN apresenta aplicações espaciais no 73º Congresso Internacional de Astronáutica
O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) está a participar no Congresso Internacional de Astronáutica, que decorre de 18 a 22 de Setembro de 2022, em Paris – França, com exposição dos seus desafios e conquistas no sector espacial.
Os participantes estão a ter a oportunidade de conhecer as aplicações espaciais desenvolvidas pelos especialistas da instituição, dentre as quais, os serviços TECH–ECOLOGIA, TECH-GEST e TECH-AGRO.
O GGPEN recebeu inúmeras visitas de figuras de destaque da Indústria Espacial Internacional, dentre as quais, a Dr. Danniele Wood, do MIT, Dr. Camille Wardrop Alleyne, da NASA, Dr. Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa (PSA), Dr. Erika B. Wagner, da BLUE ORIGIN, Dr. Jennifer G. Blank, NASA Ames Research Center, dentre outros.
Um pouco partilhado entre entidades como a NASA, ESA, AIRBUS, Thales Alenia Space, Ariane Group, Agência Espacial Francesa (CNES), as aplicações espaciais do GGPEN estão a ser apreciadas por diversos participantes, desde estudantes, profissionais da indústria e entidades interessadas em criar cooperações.
Com isso, Angola deixa a sua marca pela primeira vez num dos mais destacados eventos do mundo no sector espacial, por via do GGPEN que está a ser representado pelos especialistas afectos ao gabinete e que se encontram em formação em Toulouse, Franca, Eng.º Osvaldo Porto, Gestor de Operações de Turno, e Eng.º João Júnior, Especialista de Aplicações Espaciais.
O GGPEN foi convidado a participar nas duas sessões da Assembleia Geral da Federação Internacional de Astronáutica IAF 2022, que decorre durante o 73º Congresso Internacional de Astronáutica.
Destacar que o IAC é o único lugar e época do ano em que todos os actores espaciais globais se reúnem. O evento atrai mais de 6.000 participantes a cada ano. Abrangendo todos os sectores e tópicos espaciais, oferece a todos as informações e desenvolvimentos espaciais mais recentes na academia e na indústria, oportunidades de networking, contactos e potenciais parcerias. A cada ano, o IAC muda de país, tema, organizador e local, permitindo que todos aprendam mais e façam parte do cenário espacial mundial.