Especialistas angolanos participam da segunda reunião preparatória do grupo de trabalho WP4A da ITU-R em Genebra

Dois especialistas afectos ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Eng.º Diazola Lunda e o Eng.º Silva Malaca, um especialista afecto ao INACOM, o Eng.º Joaquim Kalala, todos membros do PMO Angola para o Projecto de Satélite Partilhado da SADC, participam da segunda reunião do Grupo de Trabalho WP4A da União Internacional de Telecomunicações (ITU-R), em Genebra. A reunião teve início no dia 14 e termina no dia 22 de Setembro, albergando mais de 5.000 especialistas de organizações e administrações das TICs em todo mundo.

Esta reunião visa preparar bases técnicas para a Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC-23), prevista para 2023.

O Grupo de Trabalho 4A (WP 4A) é responsavel pela utilização eficiente de órbita/espectro para o serviço fixo por satélite (FSS) e serviço de radiodifusão por satélite (BSS).

As suas principais áreas de estudo são Interferência, Coordenação de Frequências relacionadas aos serviços FSS e BSS. Estes estudos têm uma relevância significativa para os trabalhos preparatórios das Conferências Mundiais de Radiocomunicações.

O WP4A da ITU tem desenvolvido uma série de Manuais que têm fornecido uma descrição abrangente de todas as questões relativas aos sistemas de comunicação por satélite, operando nos serviços Fixos (FSS) e serviços de radiodifusão (BSS), mantendo uma série de recomendações e relatórios relativos aos serviços fixos por satélite, serviços de radiodifusão, serviço móvel por satélite e ao serviço de radiodeterminação por satélite.

ITU é a organização responsável pela regulamentação e planejamento das telecomunicações no mundo, define os padrões e divulga as informações técnicas necessárias para permitir a operacionalização dos serviços globais de telecomunicações. Assim sendo, também gere a atribuição de bandas de radiofrequência para comunicações e atribui posições órbitas a satélites.

Angola, através do GGPEN, sendo um dos Membros da ITU, tem participado activamente das reuniões de estudos sobre regulamentos e planeamentos de radiocomunicações a nível mundial, para garantir competências técnicas dos seus quadros na gestão desses recursos.

Com o lançamento do ANGOSAT-2, o Gabinete entende a importância da participação dos seus especialistas nas reuniões de radiocomunicações organizadas pela ITU. O GGPEN desde já agradece a parceira com a ITU no domínio da capacitação dos seus quadros.