Oportunidade de estágio: conheça a profissão de desenvolvedor de aplicações espaciais

Uma das vagas disponíveis para estágio no Programa Espacial Nacional é a de desenvolvedor de aplicações espaciais – profissional que tem a responsabilidade de assegurar a assessoria técnica no desenvolvimento de soluções tecnológicas com recurso às tecnologias espaciais, nomeadamente, satélites de observação, comunicação, meteorologia e de geolocalização.

O profissional desenvolve aplicações web, desktop e móveis para gerenciamento e processamento de dados geoespaciais, resultantes do processamento e análise de imagens de sensoriamento remoto.

O técnico integra o Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais (DDAE), que é o serviço do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) que se ocupa da especificação e condução de estudos e pesquisas científicas, bem como da conversão dos resultados em produtos de utilidade prática.

Actualmente, o DDAE trabalha no desenvolvimento das aplicações Tech-Ecologia, Tech-Agro e Tech-Gest, que são produtos destinados à indústria de petróleo e gás, agricultura e planeamento urbano, respectivamente.

As oportunidades para o estágio, que têm duração de seis meses, são para a sede do GGPEN e para o Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC). O prazo de candidatura vai até 5 de Agosto do ano corrente. Para se candidatar, clique aqui.

Para outras informações, clique aqui.

Saiba mais sobre aplicações espaciais no artigo Aplicações espaciais: benefícios da exploração espacial

Leia também

Oportunidade de estágio: conheça o trabalho desenvolvido por um operador de satélite

Oportunidade de estágio: conheça as áreas de actuação de um técnico em Direito Espacial e Cooperação