Arranca segunda turma do curso de Comunicação via Satélite no ISPTEC

Terá início, esta segunda-feira, 13, a segunda turma do curso de Comunicação via Satélite: Fundamentos de Radiofrequência, Procedimentos de Instalação e Manutenção de VSAT, uma parceria entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para expansão das acções formativas sobre a Ciência, Tecnologia e Indústria Espacial.

A formação, que tem como objectivo proporcionar aos especialistas da área o conhecimento sólido dos fundamentos e das técnicas utilizadas na comunicação via satélite, terá formandos provenientes das empresas INFRASAT e MULTITEL, na modalidade presencial, com 5 horas diárias, durante 5 dias úteis.

O curso pretende fornecer ao formando detalhes dos procedimentos e habilidades necessárias para gestão, instalação, manutenção e resolução de falhas na rede de comunicação via satélite.

O mesmo visa a melhor qualificação e capacitação de engenheiros e técnicos do NOC (Network Operation Center), bem como instaladores, técnicos de campo e comerciais, responsáveis pela gestão da rede e activação de terminais VSAT.

Será ministrado no ISPTEC e o Laboratório de Radiofrequência, no Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), na Funda.

O curso Comunicação via Satélite: Fundamentos de Radiofrequência, Procedimentos de Instalação e Manutenção de VSAT é resultado da parceria entre o GGPEN e o ISPTEC, e conta com o apoio institucional do Ministério da Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito do Programa Nacional de Educação Espacial.