TÉCNICOS DO MCC NA FUNDA MONITORAM COMPENSAÇÕES DO ANGOSAT

No âmbito do projecto ANGOSAT e do desenvolvimento do Segmento Terrestre do Sistema de Comunicação e Difusão via Satélite da República de Angola foi construído, de raiz, o Centro de Controlo e de Missão de Satélites (MCC), na Funda, província de Luanda.

De forma geral, o Centro, que tem capacidade para operar de forma simultânea até 3 satélites, agrega 45 especialistas certificados pela agência espacial russa, com mais de 3.000 horas de formação.

Esta equipa está responsável pelo monitoramento das compensações obtidas através do satélite russo AM7 e do satélite europeu Eutelsat 3B (E3B), sendo que, 144 MegaHertz na banda C e 144 MegaHertz na banda Ku.

“Devido a situação não-nominal que se verificou com o ANGOSAT-1 ficou acordado, entre as Partes, que enquanto se constrói o ANGOSAT-2, o país será compensado com a utilização de capacidades em outros satélites”, explicou o ministro das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, José Carvalho da Rocha, em declarações ao jornal Expansão.

Ainda de acordo com o ministro, neste momento, Angola está a “beneficiar de espaço em satélites, que, por exemplo, permitem garantir 50% das necessidades da TPA com custos muito mais baixos”.

“Estamos a garantir os serviços como a emissão dos Bilhetes de Identidade, as necessidades da segurança social, o projecto de telemedicina, que começamos no Huambo e que agora vai estender-se à Lunda-Sul e Moxico”, expôs o ministro José Carvalho da Rocha.

O bom uso das referidas capacidades, em parte, depende do monitoramento do espectro que é feito a partir do Centro da Funda, onde a equipa de especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional supervisiona o funcionamento da plataforma de monitoramento do espectro de frequência (onde estão alocadas as compensações).

Por exemplo, para os serviços prestados e acima referenciados, é fundamental que a equipa de operadores destacados na Funda, assegure que os mesmos possam ser prestados sem haver interferência electromagnética prejudicial, visto que, os serviços funcionam em frequências muito próximas.

Vale ressaltar que o Centro de Controlo e Missão de Satélites possui os mais variados sistemas de engenharia instalados, com realce aos sistemas hidráulicos, eléctricos, mecânicos e etc, que permitem criar as devidas condições de funcionamento. Os sistemas técnico-tecnológicos instalados (rede de processamento e tratamento de informação) garantem a operacionalização e o monitoramento de satélites em órbita.

Comentários