TÉCNICOS DO GGPEN CONCLUEM FORMAÇÃO SOBRE A ÁREA ESPACIAL

Os técnicos das áreas de Administração, Finanças e Serviços Gerais, Recursos Humanos, Jurídico e estagiários do GGPEN, concluíram a formação introdutória sobre a área espacial.

Alice Pedro, do Departamento de Recursos Humanos, diz que o curso permitiu que aprendesse mais sobre o satélite Angosat-1, como será o Angosat-2, em termos da tecnologia que será aplicada.

A formação de pessoas é uma prática de gestão de RH que tem contributo decisivo para o elevado desempenho organizacional. É uma prática muito complexa que deve ser cuidadosamente desenhada e aplicada, pelo que, essa formação vem a contribuir para alcançar  melhores resultados no âmbito do Programa Espacial Nacional.

Eduina Teodoro, do Departamento Jurídico, afirmou que a formação foi bastante positiva, visto que é importante perceber sobre as actividades espaciais contribuindo sobretudo no que toca a legislação espacial e naquilo que é feito no Departamento Jurídico. É imperativo que o profissional dessa  área entenda, de facto, aquilo que existe em torno da realidade do que são os satélites, das actividades que são desenvolvidas, aquilo que cada equipa realiza a nível das actividades do Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda. Portanto, dentro do que  que se aprendeu temos espaço para melhorar mais.

Dário Couceiro e Joaquina Calandula, ambos da área de Administração, Finanças e Serviços Gerais, afirmam que a formação serviu para aprimorar os seus conhecimentos no âmbito da engenharia espacial, e também, para melhor orientação no cumprimento dos objectivos espelhados na Estratégia Espacial da República de Angola 2016 – 2025, contribuindo para o melhor acompanhamento das infraestruturas do GGPEN e garantir todas as condições de trabalho para os técnicos nas suas áreas de trabalho e não só.

Já o estagiário, Erivelto e Silva, diz que foi muito interessante como a formação foi dada, o material foi bem organizado e facilitou a compreensão da matéria. Apesar de ser um tema complexo e novo para nós, deu para aprender desde noções básicas, o que está envolvido numa infraestutura Espacial,  bem como, o grande objectivo do GGPEN. E muita informação sobre a constituição do espaço cósmico.  Conhecer como o satélite está dividido, e conhecer os subsistemas tanto da plataforma, como da carga útil do satélite. Foi uma áptima formação.

A formação, decorreu de 26 à 30 de Agosto, nas instalações do GGPEN. A mesma foi executada por técnicos do Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada do GGPEN e teve como objectivo nivelar os conhecimentos sobre a ciência e tecnologia espacial com foco nos satélites Angosat-1 e Angosat-2.

A Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, Introdução a Engenharia e Tecnologia Espacial, plataforma, payload e veículo lançador dos satélites ANGOSAT-1 e ANGOSAT-2, bem como, a legislação espacial, foram os temas abordados na formação.

Comentários