GGPEN participa do Fórum da Mulher 2022

Em linha às iniciativas para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as meninas em todos os níveis, que são algumas das metas globais dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – igualdade de género, a Rede de Mediatecas de Angola organizou a 2ª Edição do Fórum da Mulher, com o tema “O Impacto da Mulher na Economia e na Sociedade”.

A Eng.ª Ermeliana Chipita, representante do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), participou do painel com o subtema “A Mulher e o CTME (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Este Fórum da Mulher, que também contou com a parceria da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, teve lugar no dia 31 de Março de 2022, das 14h às 17h45, na Mediateca de Luanda.

O evento contou ainda com a participação da Dr.ª Faustina F. Inglês de Almeida Alves, Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, do Ph.D. Tulinabo S. Mushingi, Embaixador dos Estados Unidos em Angola, e do Eng.º Manuel Homem, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, representantes do sector público e privado, da academia, organizações da sociedade civil e do corpo diplomático acreditado em Angola.

A actividade foi realizada presencialmente e com base ao tema central do fórum e os seus subtemas, adoptou uma abordagem participativa.

“Em termos estatísticos, ainda somos poucas mulheres na CTME. Fóruns como este, que visam incentivar a inclusão da mulher, são necessários. Actualmente, cada vez mais meninas e mulheres se posicionam e não hesitam em se manterem firmes na escolha de formações ligadas às engenharias. Espero que a partilha das nossas experiências como engenheiras seja benéfica e sirva como exemplo para as outras mulheres, visto que provamos que essas áreas não são somente para homens, desde que seja essa a verdadeira vocação profissional. Não se deixem vencer por questões culturais e sociais, nós podemos”, frisou a Eng.ª Ermeliana Chipita, durante a sua intervenção.