Primeiro voo espacial exclusivo com civis será lançado amanhã

Sian Proctor, professora de ciências da terra e piloto licenciada, será a piloto da missão e a quarta mulher afro-americana a ir ao espaço.

A SpaceX vai lançar quatro civis ao espaço nesta quarta-feira, 15, às 20h, hora Leste, da plataforma de lançamento 39A, no Kennedy Center da NASA. A missão de três dias é a primeira vez a entrar na órbita da Terra com cidadãos exclusivamente privados.

De recordar que os bilionários Richard Branson e Jeff Bezos realizaram voos espaciais privados de poucos minutos este ano.

O SpaceX Crew Dragon irá voar além da órbita da ISS, Estação Espacial Internacional. O treinamento de cinco meses da tripulação incluiu experiência de alta força G, falta de gravidade, preparação física em alta altitude, treinamento em simulador e exercícios de emergência. O voo será totalmente autônomo.

A viagem foi fretada por Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payment, que também é piloto e actuará como comandante da missão “Inspiration4”, que verá mais três figuras não públicas a bordo, cada uma delas representando um pilar da missão.

Hayley Arceneaux será a primeira pessoa com uma prótese a ir para o espaço. Ela conseguiu o título de médica-chefe do voo. Sian Proctor, professora de ciências da terra e piloto licenciada, será a piloto da missão e a quarta mulher afro-americana a ir ao espaço. A quarta pessoa, Chris Sembroski, veterano da Força Aérea dos Estados Unidos e engenheiro de dados aeroespaciais, actuará como especialista da missão.

O sono da tripulação, frequência cardíaca, sangue e habilidades cognitivas serão analisados durante a missão de três dias. Eles também farão testes antes e depois do voo para ver o efeito disso em seu corpo. Os dados colectados ajudarão em futuras missões com passageiros particulares.