MERCADO DE SERVIÇOS FIXOS POR SATÉLITE-TENDÊNCIAS, CRESCIMENTO E SEGMENTAÇÃO

INTRODUÇÃO 

Serviço fixo por satélite (FSS) é um serviço de comunicação por radiofrequência entre várias estações. Essas estações são usadas para chamadas telefónicas, dados e sinais de televisão. Os serviços fixos por satélite transmitem dados aos seus clientes com base na alocação de espectro atribuídos pelas empresas provedoras para efeito de comunicação de uso público e comercial, bem como auxiliar os serviços de segurança e inteligência nacional para o combate ao terrorismo e crime. A indústria de serviços de satélite tem crescido bastante, e o FSS constitui-se como um segmento importante dentro da indústria. Em função das novas exigências no mercado, os serviços fixos por satélite tendem a crescer impulsionados pelo aumento da utilização de comunicação de dados, a necessidade do aumento de alta velocidade de internet e aumento de aquisição de televisão de alta definição (HDT).

Com a inclusão da tecnologia 5G, essas exigências podem ser supridas uma vez que a mesma contém recursos avançados e com o potencial para se tornar uma plataforma de rede unificada, em que os serviços fixos por satélite podem adoptar para fornecer conveniência para os operadores de rede fixa e móvel. O alto investimento de capital e uso crescente de cabos de transmissão de fibra óptica são alguns dos principais factores que restringem a adopção dos serviços fixos por satélite. Além disso, a rígida regulamentação governamental relacionada ao mercado bem como as limitações concernentes a alocação de posições orbitais, afectam também a entrada de novos participantes no mercado. As soluções oferecidas pelos provedores de serviços fixos por satélite são seguras, confiáveis ​​e oferecem maior taxa de transferência de dados. As principais bandas em que os serviços fixos por satélite oferecem soluções incluem a banda C, Ku e Ka, utilizadas principalmente para oferecer os melhores serviços para redes de comunicação.

TENDÊNCIAS E CRESCIMENTO DO MERCADO

Aumento da inclusão 5G para estimular o crescimento do mercado 

A pandemia global da COVID-19 mudou as sociedades de maneira profunda, e uma delas é a forma como as pessoas trabalham e se relacionam remotamente, exigindo deste modo grande largura de banda. Isso levou à aceleração de novas tecnologias, como a 5G. O que torna esta tecnologia inovadora é que ela foi projectada desde o início como rede das redes, ou seja pode integrar outras tecnologias, incluindo FSS no núcleo do 5G.

Os recursos avançados mostram-nos que a 5G tem potencial para se tornar uma plataforma de rede unificada com capacidade de lidar com casos de uso multibanda onde os satélites se tornarão mais económicos à medida que atenderem a mais serviços de internet das coisas (IoT- do inglês Internet of things). Nesta ordem de ideias, os provedores de serviços de satélite serão capazes de tirar proveito da incorporação do 5G dos mais recentes desenvolvimentos em redes definidas por software, serviços em nuvem e virtualização, evitando que tenham que reinventar-se para optimizar suas próprias operações, de acordo com um relatório recente da World Teleport Association.  

Pesquisas têm sido levadas a cabo sobre a partilha da banda de frequência de 28GHz entre o novo sistema de rádio celular da 5G e serviços fixos por satélite (FSS). Esta opção tem o foco na modelagem de um cenário de partilha entre o uplink do sistema FSS e o uplink do sistema celular da banda larga móvel 5G NR (eMBB).

Com o aumento da inclusão do 5G, espera-se aumentar o crescimento do mercado durante o período 2020 – 2025, uma vez que esta tecnologia será utilizada por vários usuários, permitindo deste modo uma maior conexão entre os mesmos, que por sua vez impulsionará o crescimento do mercado de serviços fixos por satélites.

Inovação de transponders utilizados pelos FSS

A inovação e utilização dos transponders são algumas tendências que estão impulsionando as exigências para o futuro mercado de serviços fixos por satélite, devido a vasta adopção de televisão de alta definição (HDTV) e seus serviços. As soluções FSS fornecem uma conectividade segura e confiável que é escalonável para atender a todos os requisitos dos seus usuários.

É expectável que o mercado Ásia-Pacífico tenha o crescimento mais rápido

Estima-se que esta região seja o mercado de crescimento mais rápido durante o período previsto (2020 – 2025), devido a expansão do sector de telecomunicações na região bem como aumento de investimento no mercado de serviços de satélite. Em Dezembro de 2018, a China lançou seu primeiro satélite de comunicação para fornecer serviços de Internet em todo o mundo, na tentativa de rivalizar com outras empresas internacionais. Além disso, em Fevereiro de 2019, a Índia lançou seu satélite de comunicação de alta potência de banda ku GSAT-31 por um provedor Europeu de serviços de lançamento. Os esforços permanentes dos Governos têm impulsionado o mercado de serviços fixos por satélites na região.

SEGMENTAÇÃO DO MERCADO

O mercado de serviços fixos por satélite é altamente competitivo e apenas algumas das grandes empresas estão envolvidas e tem dominado actualmente o mercado concentrando-se na expansão de sua base de clientes em países estrangeiros, buscando iniciativas colaborativas e estratégicas para aumentar a participação no mercado e aumentar seu lucro no sentido de fortalecer a capacidade de seus produtos.

Algumas das principais empresas participantes no mercado de Serviços Fixos por Satélite são Arabasat, Telesat Canada, Hispasat, Thaicom Public Company Limited, Singapore Telecommunication Limited( Singtel), Sky Perfect JSAT Corporation, Intelsat S.A, Nigerian Communication Satellite, SES S.A, Embratel Star One, Eutelsat Communications.

O mercado global de serviços fixos por satélite é segmentado com base no tipo de serviço, verticalidade, região e tamanho da organização (pequenas, médias e grandes empresas).

Serviço global fixo por satélite (FSS) com base no tipo de serviço:

  • Transmissão de canal de TV;
  • Backhaul de telecomunicações;
  • Serviços de banda larga;
  • Distribuição de conteúdo e vídeo;
  • Comunicação por satélite militar.

Serviço global fixo por satélite (FSS) com base na região:

  • América do Norte;
  • Europa;
  • Ásia-Pacífico;
  • Oriente Médio e África (MEA).

  Serviço global fixo por satélite (FSS) com base na verticalidade:

  • Aeroespacial e defesa;
  • Óleo e gás;
  • Governo;
  • Tecnologia de Informação e Comunicação.

        CONCLUSÃO

Os serviços fixos por satélite (FSS) fornecem uma conexão de alta velocidade aos usuários finais, fazendo o uso da tecnologia VSAT (terminal de abertura muito pequena). Mesmo com alto custo de investimento e a rígida regulamentação governamental relacionada ao mercado e as limitações concernentes a alocação de posições orbitais, este mercado continua a ter um crescimento bastante significativo especialmente na Região Ásia Pacífico, devido ao aumento de utilização extensiva de comunicação de dados e a necessidade de se estender os serviços de comunicação nos locais mais remotos.

Fontes de Pesquisa:

www. http://satellitemarkets.com
www. https://www.mordorintelligence.com
www. https://www.marketwatch.com
www. https://www.theexpresswire.com
www. https://www.wrde.com

Autor
Silva Osvaldo Buanga Malaca
Especialista de Análise de Subsistemas
Licenciado em Tecnologia de Comunicação Digital pela Universidade IUM – Namíbia