Especialistas do MIT palestram sobre importância da tecnologia espacial para a sociedade
O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) realizou na sexta-feira, 26, em Luanda, uma palestra sobre o tema “A importância da tecnologia espacial para a sociedade”, com vista a despertar o interesse e inspirar os jovens estudantes, profissionais e entusiastas a aderirem ao sector espacial.
A palestra enquadra-se no Programa de Educação Espacial do Gabinete, que visa dar a conhecer os fundamentos e as funcionalidades da indústria espacial, as potencialidades e a importância do Programa Espacial Nacional, bem como os projectos já desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento.
Teve como objectivo destacar como o investimento em tecnologia espacial pode beneficiar directamente os cidadãos angolanos. Os 175 estudantes e profissionais provenientes de várias instituições de ensino e empresas ouviram atentamente os três especialistas reconhecidos internacionalmente na área espacial, que partilharam os seus percursos académicos e profissionais no sector espacial com os participantes do evento.
O Dr. Sharif Islam, Investigador Associado de Pós-Doutoramento e Grupo de Investigação do MIT Media Lab, abordou sobre “Observação da Terra por Satélite para as Alterações Costeiras”, a Dr.ª Katlyn Turner, Directora de Capacitação Espacial da Iniciativa Anti-Racismo Desenho e Tecnologia do MIT, apresentou o tema “Reflexões sobre minha carreira em Engenharia” e a Dra. Danielle Wood, Professora Assistente do MIT Media Lab., ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), debruçou-se sobre “A importância da tecnologia espacial para a sociedade”.
“Foi muito inspirador para mim, principalmente quando ouvi a história da Dr.ª Katlyn Turner, que frisou que havia muitos factores a desencorajar-lhe, mas ela foi persistente e conseguiu alcançar o seu objectivo. É bem inspirador para mim, sendo uma mulher do sector de Tecnologia”, disse a estudante Isabel Solendo.
A organização do evento contou com a parceria da Universidade de Luanda.