Primeiro Fórum de Investidores do Okavango contará com serviços de comunicações do ANGOSAT-2
Para a realização do Primeiro Fórum para Investidores na Região Angolana do Okavango, que decorre de 17 a 22 de Janeiro, em Menongue, no Cuando Cubango, foram montados quatro pontos temporários do Conecta Angola via ANGOSAT-2 para facilitar o acesso a serviços de comunicações durante o evento.
Okavango é uma zona recôndita do país onde não há serviços de comunicações pelos operadores convencionais. Logo, a comunicação durante os cinco dias de evento e ao longo do trajecto, que vai de Menongue para Okavango, será assegurada pelo ANGOSAT-2.
De ressaltar, que a comuna do Sombo, na capital do Cuando Cubango, já beneficia do Conecta Angola, cujo objectivo é levar gratuitamente acesso à internet nas áreas remotas, carentes e com limitações. Serve também para ajudar a reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das populações nessas regiões.
O Conecta Angola, fruto da capacidade espacial do satélite ANGOSAT-2, é um projecto coordenado pelo Ministérios das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) em parceria com o GGPEN, FADCOM, INFRASAT, INFOSI e ANGOLA TELECOM.
Fórum
Com vista a apresentar aos investidores nacionais e estrangeiros as potencialidades e oportunidades de negócio existentes na região angolana do Okavango, mais de 200 personalidades, entre empresários, investidores, economistas e turistas, vindos de várias partes do mundo confirmaram presença no primeiro Fórum de Investidores.
Tem como objectivo a criação de incentivos visando a promoção de um turismo sustentável, com base no aproveitamento das potencialidades naturais oferecidas pelo Okavango e zonas circundantes, contribuindo assim para o alavancar do desenvolvimento económico e social das comunidades rurais estabelecidas naquela zona.