Cuando Cubango: Conecta Angola já é realidade no município de Menongue

No dia 27 de Dezembro foi inaugurado o ponto do Conecta Angola, na comuna do Sombo, município de Menongue, Cuando Cubango.

A cerimónia contou com a presença do Vice-Governador para a Área Técnica e Infraestrutura, Engenheiro João Bonifácio Cassanga, acompanhado pelo Administrador Municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, directores provinciais e pelo administrador comunal da Jamba Cueio, António Mpande.

Durante a inauguração foi feita uma chamada entre o Vice-Governador e o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Engenheiro Pascoal Alé Fernandes.

O evento atraiu a atenção de todos os órgãos de comunicação social presentes na província, bem como a participação expressiva de munícipes, que testemunharam a inauguração do Conecta Angola na região do Cuando Cubango. A presença e o apoio da comunidade fortaleceram ainda mais o sucesso deste momento significativo.

Adicionalmente, aproveitamos a ocasião, à semelhança do que ocorreu em outras localidades, para entregar cinco computadores à escola que será inaugurada nos próximos dias. Esta acção visa facilitar as actividades administrativas, bem como apoiar professores e alunos no uso da internet e em outras tarefas escolares.

Com o objectivo de levar gratuitamente acesso à internet nas áreas remotas, carentes e com limitações, o Conecta Angola serve também para ajudar a reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das populações nessas regiões.

Fruto da capacidade espacial do satélite ANGOSAT-2, cuja zona de cobertura permite alcançar as regiões mais recônditas do país, que no passado não tinham qualquer rede de comunicação, garante ainda que todas as comunidades, independentemente da sua localização geográfica, tenham acesso à internet e possam beneficiar-se das vantagens oferecidas pela conectividade digital angolana.