Especialistas do GGPEN fazem formação no MCC

Decorre, actualmente, a formação de três especialistas do GGPEN, no Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), na Funda. A formação tem como objectivo realizar o refrescamento do conhecimento obtido pelos especialistas do GGPEN nos últimos 5 anos de formação contínua.

O especialista de Balística tem a função de assegurar a manutenção do satélite em órbita mediante a realização de sessões de medições semanais para certificar-se da localização do satélite no espaço e com base nisto realizar o plano de manobras para correção da órbita. As manobras visam assegurar que o satélite mantenha-se na sua posição orbital de formas que a operação seja feita com segurança.

A formação está a ser ministrada por uma profissional russa especialista em balística, com mais de 40 anos de experiência na indústria espacial, formada em matemática.

De ressaltar que os cálculos da trajectória ou localização de objectos espaciais exige bom domínio de ciências como a física e matemática.

Os especialistas do GGPEN que participam da formação tem igualmente boa formação em ciências exactas, tais como matemática e física.