GGPEN participa na Conferência Sobre a Transição Digital da Administração Pública – “governo.ao”

No âmbito do seu programa de transferência de conhecimento na área espacial para melhoria das condições de vida dos cidadãos angolanos, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) participa, hoje e amanhã, da Conferência Sobre a Transição Digital da Administração Pública – “governo.ao”.

No seu stand, o GGPEN apresenta como as suas áreas de actuação estão a contribuir para ajudar a solucionar problemas nacionais, como a seca, através do Projecto de Catalogação e Quantificação dos efeitos da Seca no Sul de Angola, uma parceria entre o GGPEN e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA – melhor Universidade de Engenharia do mundo, que contará com o suporte financeiro de USD 550 mil da NASA, agência espacial norte-americana.

O projecto tem a directora do Space Enabled Research Group, MIT Media Lab, dra. Danielle Wood, como principal investigadora internacional, a representar àquela instituição de ensino. À nível nacional, o projecto tem como principal investigador, o director geral do GGPEN, Dr. Zolana João, Doutor em Gestão de Engenharia, na Universidade de George Washington.

O Gabinete apresenta também no evento os seus serviços de Aplicações Espaciais (TECH – GEST, TECH – AGRO e TECH – ECOLOGIA), que utilizam imagens de satélite de alta resolução e inteligência artificial para extracção de informação, e já estão a ser comercializados.

Relativamente ao Programa de Educação Espacial, os visitantes poderão ter contacto com as principais iniciativas e projectos de disseminação e capacitação em ciência, tecnologia e indústria espacial representados pelos projectos Angocubo (cubesat académico), Cansat, bandas desenhadas e formações técnico-profissionais de comunicação por satélite, VSAT e aplicações espaciais.

É possível ainda obter mais informações sobre a construção do ANGOSAT – 2, satélite de alto desempenho com maior realce na transmissão de dados, previsto para ser lançado em 2022.

A Conferência Sobre a Transição Digital da Administração Pública – “governo.ao”, que está a decorrer no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, tem como objectivo reunir individualidades nacionais e internacionais, líderes do sector público e privado e representantes de todo o ecossistema das tecnologias de informação e comunicação, para debater, disseminar e apresentar soluções e propostas para a Transição Digital em Angola. apresentar soluções e propostas para a Transição Digital em Angola.