Termina programa de tecnologia de Drones e Dados no Malawi

O encerramento do evento contou com a presença da equipa da UNICEF e das mais diversas entidades envolvidas no projecto. No decorrer da actividade foram apresentados os projectos desenvolvidos durante a formação, como o uso de tecnologia de Sensoriamento Remoto durante a resposta de desastres naturais, Agricultura de Precisão e Controlo de Pestes e Detecção de Danos na Estrada usando Inteligência Artificial. O uso das mesmas tecnologias serão vitais para resolução dos problemas do continente.

No evento, que decorreu sob o lema “Os problemas de África devem ser resolvidos por africanos”, os participantes se comprometeram a usarem tais tecnologias para a resolução dos problemas em suas comunidades, bem como a transferência de conhecimento para que mais jovens em África aprendam sobre as referidas tecnologias, ajudando assim, na inclusão digital e inserção dos seus países num mundo globalizado.

Em suma, além da conclusão dos projectos acima mencionados, os resultados obtidos foram: Construção de uma aeronave não tripulada de Asa Fixa, modelo EcoSoar, Drones com capacidade de descolagem vertical Modelo S500, criação de modelos analíticos usando DeepLearning para controlo de redes eléctricas, criação de modelos para identificação, quantificação e análise de árvores de palmeira em regiões neotropicais e o uso do google Earth Engine (ferramenta de computação em nuvem criada pela google) para análises em grande escala.

A formação envolveu também a certificação em operação de Drones (TOP – Trusted Operator Certificate – Certificado de Operador Confiável) pela Associação Internacional de Veículos Aéreos não Tripulados (AUVSI), certificação disponível nos EUA e agora também no Malawi na academia de Drones e Dados de África, a obtenção de licença de pilotagem de veículos aéreos não tripulados em espaços aéreos controlados e não controlados, certificação em radiotelefonia e certificação em tecnologia de dados, envolvendo sistema de informação geográfica e processamento de imagem, usando Inteligência Artificial.

A UNICEF agradeceu a participação e o apoio das mais diversas instituições, com principal destaque para a Universidade de Virgínia, dos Estados Unidos, responsável principal da parte académica, a Universidade de Furmen, dos EUA, responsável pela parte SIG e Dados do programa, a Universidade de Ciência e Tecnologia do Malawi, a anfitriã, bem como, os diversos patrocinadores. por tornarem o programa possível, e por último, mas não menos importante, indivíduos e instituições de diversos países que fizeram parte do programa (Angola, Camarões, Gana, Kenya, Malawi, Namíbia, Nigéria e Zimbabwe).