Finalistas do ISTM visitam Centro de Controlo e Missão de Satélites

No dia 11 de Fevereiro foi realizada uma visita ao Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), na Funda, no âmbito do programa de preparação de monografias de estudantes pré-finalistas do ISTM.

Entre 8 e 11 de Fevereiro, com o apoio da delegação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o grupo de estudantes pré-finalistas realizou visitas às empresas do Sector das Telecomunicações, entre as quais encontra-se a ANGOLA CABLES, INFRASAT, ENCTA, INACOM, ITEL, ANGOLA TELECOM e GGPEN.

A visita ao Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado na Funda, teve início com uma apresentação voltada à área de aplicações espaciais para a observação da terra, apresentada pelo responsável do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais da Instituição.

Ao grupo de estudantes finalistas foram apresentadas as competências do GGPEN ligadas aos 5 pilares da Estratégia Espacial Nacional, bem como as suas capacidades técnicas e humanas, assim como alguns projectos em que o GGPEN está envolvido, actualmente, com parcerias estratégicos.

Foram também apresentados os casos de estudo e ferramentas que têm sido desenvolvidas pelos especialistas do Departamento de Aplicações Espaciais voltadas para a agricultura, derrames de petróleo e planeamento urbano, tais como as ferramentas Tech-Ecologia, Tech-Agro e Tech-Gest.

De seguida foi realizada uma sessão de perguntas e respostas as quais os estudantes tiveram a oportunidade de fazer algumas questões relacionadas com os projectos e actividades dos GGPEN.

Por fim, foi realizada a visita ao Centro, na qual os estudantes tiveram contacto com as várias áreas do Centro de Controlo e Missão de Satélites e que são fundamentais para a operação de satélites, bem como a gestão das compensações no âmbito do projecto ANGOSAT.

O final da visita culminou num encontro realizado entre os responsáveis da delegação do MINTTICS, do GGPEN e ISTM, onde foi possível trocar impressões sobre a visita e reforçar a relação de colaboração para futuras oportunidades.