COPUOS: Angola integra Comité para Usos Pacíficos do Espaço

Angola está entre os cinco novos países que se juntaram ao Comité para Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS), com a aprovação da AGNU, anunciou o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior. Com isso, Angola, Bangladesh, Kuwait, Panamá e Eslovênia elevaram o número de países membros para 100.

O COPUOS foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU (UNGA), em 1959, para orientar a exploração e o uso do espaço para o benefício de toda a humanidade. O objectivo era alcançar paz, segurança e desenvolvimento. O COPUOS tinha inicialmente 18 membros e estava conduzindo análises de cooperação internacional em actividades relacionadas ao espaço.

O COPUOS participou da criação dos cinco tratados e dos cinco princípios do espaço sideral. Eles se reportam à Quarta Comissão da Assembleia Geral.

A UNGA também declarou 20 de Julho o Dia Internacional da Lua, ontem, em comemoração do primeiro pouso lunar tripulado de 1969. O dia aumentará a conscientização sobre a exploração e utilização sustentável da Lua, enquanto celebra as conquistas de todos os Estados também.