Especialistas do GGPEN iniciam actividades em Toulouse

No âmbito da formação de quadros do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), encontram-se em Toulouse – França, três técnicos a frequentarem os cursos de mestrados em Gestão de Projectos Aerospaciais (APM) e Aplicações Espaciais e Serviços (SPAPs). As formações são resultado da cooperação/parceria estratégica entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), RSC Energia e Airbus Defense and Space.

As actividades curriculares tiveram o seu início no dia 28 de Setembro de 2021, com a confirmação das matrículas de forma presencial e registos. No dia 30 de Setembro, para o curso de APM, foi feita a confirmação da matrícula no ENAC (Ecole Nationale de l’Aviation Civile) e foi realizada uma reunião com os alunos do referido curso, onde foi explicado detalhadamente o programa curricular e as actividades seguintes. De referir que o curso de APM será realizado em três instituições ISAE, ENAC e Ecole de l´Áir. As aulas no ISAE e no ENAC tiveram início a 4 de Outubro de 2021, sendo que para o curso de APM as aulas serão ministradas pelas duas instituições em Toulouse.

Para o curso de Aplicações Espaciais e Serviços, foi feita a apresentação do plano curricular, das cadeiras nucleares e do corpo docente que está constituído por profissionais que actuam directamente na indústria espacial.

No dia 25 de Outubro, para o curso de APM, haverá a necessidade de se deslocar de Toulouse para o Salon de Provence (École de L´air), na base da Força Aérea, onde os alunos deverão permanecer até ao dia 05 de Dezembro de 2021, para atender as aulas sob responsabilidade desta instituição.

O mês de Setembro foi preenchido com actividades realizadas com a Aerospace Valley/IAS em cumprimento do Programa de Indução.

No dia 13 de Setembro deu-se início ao programa de indução, que decorreu de 13 a 25 de Setembro 2021. O programa que conta com quatro (4) módulos e um minicurso intensivo de francês. Os módulos leccionados, tiveram como foco o sector espacial, aeronáutico e aspectos socioculturais de França. Durante este programa foram visitados dois (2) museus, Cité de l´Space e Pionniers, relacionados ao sector espacial e aeronáutico respectivamente.

Como parte do programa, foram realizadas duas visitas guiadas, uma para a Cidade de Alba e outra para o Centro da cidade de Toulouse a fim de partilhar com os estudantes um pouco sobre a cultura local.