Engenheiros angolanos iniciam programa de imersão na indústria aeroespacial francesa

Na sequência do programa de capacitação de quadros do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) teve início, no último dia 13 de Setembro, o “Induction Program”, que visa garantir a imersão dos especialistas angolanos no panorama aeroespacial francês, a integração no sistema acadêmico europeu e apresentação de diversos aspectos socioculturais.

Participam da imersão os três engenheiros angolanos que encontram-se em Toulouse, França, para o Mestrado Avançado na Universidade ISAE-SUPAERO, nas áreas de Gestão de Projecto Aeroespacial e Aplicações Espaciais, além de dois engenheiros da Malásia e dois paquistaneses.

O programa em questão tem duração de duas semanas e está a ser ministrado por profissionais com vasta experiência que actuam directamente na indústria aeroespacial Europeia.

De recordar que os bolseiros do GGPEN, nomeadamente, engenheiro João Júnior, pertencente ao Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais, engenheiro Júlio Morais, do Departamento de Gestão de Infra-estruturas Espaciais, e o engenheiro Osvaldo Porto, especialista do MCC, iniciaram as formações no dia 07 de Setembro de 2021.

Formação de quadros

Este mestrado é fruto da parceria entre o Estado angolano, por intermédio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), e os parceiros envolvidos na construção do satélite Angosat-2, nomeadamente, a Energia e a Airbus Defence and Space.

O investimento em formação de quadros é um dos pilares do Programa Espacial Nacional, a fim de termos profissionais qualificados à nível local que se dediquem ao desenvolvimento de aplicações voltadas para a melhoria das condições de vida de todos os angolanos.

Como exemplo de projectos que estão a ser desenvolvidos pelos engenheiros do GGPEN estão aplicações que podem ser utilizadas para o aumento da produção agrícola, bem como no combate à seca no Sul do país.

O GGPEN possui 68 colaboradores, dos quais, cinco são doutores, 22 mestres, sendo sete formados no ISAE-SUPAERO, e 32 são licenciados, em universidades nacionais e internacionais.