Técnicos bolseiros do GGPEN já se encontram em França

Os três bolseiros do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), que irão começar o mestrado avançado em Serviços e Aplicações Espaciais e Gestão de Projectos Aeroespaciais, no Instituto Superior de Aeronáutica e do Espaço (ISAE-SUPAERO), já se encontram em Toulouse, França.

De recordar que os engenheiros João Júnior, pertencente ao Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais, Júlio Morais, do Departamento de Gestão de Infra-estruturas Espaciais, e Osvaldo Porto, especialista do MCC, embarcaram na terça-feira, 10, para começarem os estudos em Setembro, numa das universidades mais antigas e prestigiadas do mundo em matéria de ciência e tecnologia espacial.

Os técnicos do GGPEN fizeram boa viagem e agora, devidamente instalados, mostram-se ansiosos para começarem os estudos. Nesta fase, os engenheiros estão em fase de adaptação com a cultura francesa.

A formação terá a duração de um ano e três meses, com término previsto para Dezembro de 2022. O mestrado contemplará um programa curricular dividido em dois semestres, o primeiro composto por aulas teóricas, práticas laboratoriais e visitas de âmbito académico, e o segundo, referente ao estágio profissional e preparação da dissertação.

Formação

Este mestrado é fruto da parceria entre o Estado angolano, por intermédio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), e os parceiros envolvidos na construção do satélite Angosat-2, nomeadamente, a Energia e a Airbus Defence and Space.

O investimento em formação de quadros é um dos pilares do Programa Espacial Nacional, a fim de termos profissionais qualificados à nível local que se dediquem ao desenvolvimento de aplicações voltadas para a melhoria das condições de vida de todos os angolanos.

Como exemplo de projectos que estão a ser desenvolvidos pelos engenheiros do GGPEN estão aplicações que podem ser utilizadas para o aumento da produção agrícola, bem como no combate à seca no Sul do país.

O GGPEN possui 68 colaboradores, dos quais, cinco são doutores, 22 mestres, sendo sete formados no ISAE-SUPAERO, e 32 são licenciados, em universidades nacionais e internacionais.