Mais de 240 pessoas participam da Semana Mundial do Espaço no Zaire
A província do Zaire comemorou a Semana Mundial do Espaço com um ciclo de palestras, nesta terça-feira, 08, no Instituto Superior Politécnico do Soyo, com estudantes, professores, responsáveis de instituição públicas e privadas e representantes de órgãos de segurança.
Os convidados apreciaram as palestras subordinadas ao tema: “O Espaço e as Alterações Climáticas”, ministrada pelo Eng. Laurindo Nunes Canzau, do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, órgão afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Em representação do Governador Provincial do Zaire, o Vice-governador, Afonso Zola Messu, presidiu o acto de abertura, destacando o impacto dos satélites e sensoriamento remoto na vida cotidiana dos angolanos.
Na sua intervenção, a presidente do Instituto Superior Politécnico do Soyo orientou os jovens a abraçarem a tecnologia espacial, afirmando que através da mesma, podemos resolver muitos problemas na Terra.
“Por meio de satélites, drones e sistemas de georreferenciamento, os agricultores podem monitorar com precisão o estado de suas culturas, qualidade do solo e a necessidade de irrigação ou fertilizantes, tudo em tempo real. Essa prática, não apenas aumenta a produtividade, mas também minimiza o uso de recursos, como água e insumos químicos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e ambientalmente responsável”, realçou, a presidente do Instituto, Massuqinini Inês.
Veja as imagens