WhatsApp Image 2024-02-27 at 04.29.06

Dr. Zolana João
Director Geral

Dr. Zolana João é o Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e foi Administrador não executivo do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) durante 8 anos (2015-2023). É um gestor experiente com resultados comprovados na indústria espacial e das TICs, tendo contribuído para a construção e concepção de programas espaciais e políticas de TIC, com várias instituições e agências espaciais a nível do mundo, com destaque em África.

Possui dois mestrados: Mestrado em Tecnologias de Telecomunicações pela Tshwane University of Technology, Pretoria, África do Sul, e Mestrado em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações, na École Supérieure d’Ingénieurs en Électrotechnique et Électronique (ESIEE), Paris, França. E Doutoramento em Engenharia pela George Washington University, DC, EUA, com enfâse em Gestão de Projectos Complexos e de grande dimensão.

Tem um vasto histórico com a académia como Docente, Decano e investigador, em parceria com Universidades como o MIT, nos EUA. Realiza várias pesquisas sobre o uso de imagens de satélites de alta resolução e técnicas de Inteligência Artificial (IA) para a gestão de projectos complexos e desenho de sistemas de apoio a decisão.