Lançamento Conecta Angola TV White Space

Foi lançado, no dia 13 de Julho de 2026, o projecto Conecta Angola TVWS, uma iniciativa do MINTTICS, através do GGPEN e parceiros, que combina as capacidades do satélite ANGOSAT-2 com a tecnologia TV White Space (TVWS) para levar internet de banda larga a comunidades com acesso limitado à conectividade.

A solução utiliza frequências não ocupadas do espectro televisivo para fornecer internet de forma eficiente, segura e com alcance de até 10 quilómetros, permitindo ampliar a cobertura digital e criar novas oportunidades de acesso a plataformas educativas, conteúdos digitais e serviços tecnológicos.

O projecto foi lançado numa cerimónia realizada na Escola O Pensador, presidida pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, e contou com a presença de uma delegação do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), liderada pelo Director-Geral, Zolana João.

Participaram igualmente responsáveis de empresas do sector das telecomunicações, parceiros tecnológicos e representantes das instituições beneficiadas.

A integração do ANGOSAT-2 com a tecnologia TVWS representa uma nova abordagem para ampliar a cobertura digital, aproveitando infra-estruturas espaciais nacionais para reduzir barreiras de acesso à conectividade.

Startups, provedores de serviços de Internet (ISPs) e operadores interessados em aderir ao Conecta Angola Premium + TVWS já podem efectuar o pré-cadastro através do portal www.conectaangola.ao

Share: