operador de satelite

Operador de Satélite – é responsável por operar, gerenciar e manter os sistemas a bordo do satélite ANGOSAT-2 em bom estado de funcionamento, fornecendo assim, serviços de comunicação via satélite confiável e sensoriamento remoto para os usuários em todo o mundo.

É no MCC onde os especialistas em Operações de Satélites executam todas as actividades inerentes a operação dos satélites de acordo com suas atribuições, e espera-se que desempenhem funções como:

  • Planeamento de voo;
  • Análise de subsistemas a bordo;
  • Manter a comunicação entre o satélite a estação terrena;
  • Manter o satélite em seu ponto de operação;
  • Manter a rede e os sistemas informáticos do Centro operacionais e outras tarefas essenciais da missão.

O operador é responsáveis por comandar o satélite de forma interactiva e a recepção de dados de telemetria em tempo real para os diferentes subsistemas a bordo do satélite.

Perfil dos Especialistas da Área de Operação (MCC)

O funcionário que queira trabalhar no Centro de Controlo e Missão de Satélites como especialista em operações de satélite deverá ter uma disciplina técnica especifica, baseada na formação académica e passar por pelo menos 2 anos e meio de treinamento. Deve ter no mínimo a qualificação académica de Engenheiro e ter passado por um processo de certificação. Deve ser detentor de uma disciplina impecável, rigor no cumprimento dos procedimentos de operação e deverá ser extremamente responsável. Adicionalmente, além de demonstrar o conhecimento de sua disciplina técnica, outras habilidades que são avaliadas durante o processo de treinamento para se tornar um Operador de Satélite são nomeadamente: 1ª) comunicação interpessoal; 2ª) iniciativa; 3ª) organização; 4ª) gerenciamento de equipa.