Notícias


2021-04-13 | Formação: GGPEN e ITEL arrancam com primeiro curso de VSAT


Arrancou, nesta segunda-feira, 12 de Abril de 2021, o primeiro curso de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT, no Centro de Formação Tecnológica do ITEL (CFITEL), que está a ser ministrado por especialistas séniores do GGPEN afectos à área do Canal de Controlo de Serviço do Centro de Missão e Satélites da Funda.

Este curso é resultado da parceria entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto de Telecomunicações (ITEL) e conta com o apoio institucional do Ministério da Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, no âmbito do Programa de Educação Espacial.

O curso, que decorre presencialmente 2 a 3 vezes por semana, durante o período de 12 de Abril a 07 de Maio de 2021, conta com uma carga horária total de 30 horas e cobre toda a base dos aspectos teóricos da comunicação por satélite, RF e antenas, instalação, configuração, bem como a localização e resolução de falhas e tudo o que se precisa saber para ser um técnico de instalação de campo de sucesso na área de VSAT.

Na ocasião da abertura do curso, o director geral do ITEL, Eng. André Pedro, incentivou os participantes a redobrarem esforços no sentido de “beberem” o máximo dos conteúdos a serem ministrados e aproveitarem a oportunidade única de aprender com um formador altamente qualificado e que conta com mais de 15 anos de experiência prática no ramo, ao se referir ao MSc. em Engenharia Aeroespacial, Eng. Diazola Lunda.

Esta grande iniciativa suscitou o interesse de mais de 30 candidatos pré-inscritos na primeira semana, mas que devido a restrições da pandemia de Covid-19, a primeira turma conta apenas com 17 integrantes com vários perfis, dentre técnicos médios, licenciados, engenheiros e gestores de empresas do ramo das TIC, que devido o seu carácter prático e com o advento do lançamento do satélite Angosat-2, vislumbram a possibilidade de entrarem no mercado das comunicações por satélite, quer como instaladores de terminais remotos ou provedores de serviços de comunicação via satélite.

Este é um programa contínuo, no âmbito da parceria das duas instituições no estabelecimento do Programa de Educação Espacial, com cursos técnico-profissionais voltados para a capacitação de jovens com interesse nesta área do saber. Portanto, brevemente serão abertas mais turmas.

Vale recordar que o Programa de Educação Espacial do GGPEN contempla a transferência de conhecimento e saber fazer (Know-How) à sociedade em geral, nas áreas da Ciência, Tecnologia e Indústria Espacial para a sustentabilidade do Programa Espacial Nacional (PEN), impulsionando, principalmente, a juventude na participação activa para o surgimento de um ecossistema e da Indústria Espacial Nacional.