Notícias


2021-04-30 | Participantes do primeiro curso de Comunicação via Satélite terminam formação


Os formandos do primeiro curso de Comunicação via Satélite terminaram com sucesso, no dia 29 de Abril de 2021, o módulo de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT, no âmbito da parceria entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto de Telecomunicações (ITEL).

A referida formação teve o seu início no dia 12 de Abril do corrente ano, no Centro de Formação Tecnológica do ITEL (CFITEL), e contemplou aos formandos três semanas de muito aprendizado teórico-práctico sobre os conceitos fundamentais que norteiam a comunicação por satélite através de aulas expositivas, sendo que os exercícios de laboratório permitiram conhecer os equipamentos constituintes da cadeia de radiofrequência (RF), vivenciar momentos chaves de uma experiência prática para uma carreira de sucesso como instalador de antenas VSAT.

A cerimónia de entrega de certificados realizada no auditório do ITEL foi prestigiada pela presença da Directora Geral Adjunta para a Área Técnica e Científica Engª. Vangiliya Pereira e pelo Director Geral do ITEL que na ocasião cumpriu com a promessa de dar um tratamento diferenciado aos formandos mais empenhados.

Dos cinco (5) mais destacados, foi oferecido ao primeiro classificado, Gelson Tomás, empreendedor, a possibilidade de receber formação adicional para fazer parte da equipa de formadores de VSAT do CFITEL com contrato firmado.

A segunda classificada e por sinal a única do género feminino, Potenciana Ntumba Miala, estudante universitária do curso de telecomunicações, foi premiada com uma bolsa de estudos do ITEL para frequentar quatro cursos do pacote CCNA no CFITEL. Os restantes integrantes dos cinco melhores formandos farão parte do programa de incentivo ao empreendedorismo em comunicação via satélite.

"Para mim foi muito bom fazer este curso porque deu realmente para aprender como funciona a comunicação via satélite, fazer de facto a montagem e manutenção de antenas VSAT nas bandas C e Ku, assim como a metodologia de ensino que foi bastante satisfatória", afirmou Potenciana Miala.

Por sua vez, Estanislau Domingos, gestor numa das empresas de telecomunicações do país, testemunhou que este ciclo formativo de carácter técnico foi muito proveitoso e que servirá de alavanca para a carreira profissional de muitos dos participantes e realça que o formador foi muito feliz na metodologia adoptada o que permitiu uma transmissão de conhecimento de proximidade e prática. Em resumo, esta iniciativa é boa e que venham mais ciclos neste formato, reafirmou.

Vale recordar que este é um Programa contínuo no âmbito da parceria das duas instituições no estabelecimento do Programa de Educação Espacial do GGPEN com cursos técnico-profissionais voltados para a capacitação de jovens com interesse nesta área do saber, bem como enquadra-se no Programa “Eu Sei Fazer” do CFITEL, estando já agendadas as próximas turmas para o mês de Maio do ano em curso.

Clique aqui para ver a programação dos cursos do CFITEL.

Para inscrever-se, dirija-se ao Centro de Formação Tecnológica do ITEL (CFITEL) ou faça a sua pré-inscrição aqui.