Notícias


2021-01-28 | Webinar apresenta benefícios económicos do satélite ANGOSAT-2


O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), órgão afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), realiza, nesta sexta-feira, 29, o webinar “ANGOSAT-2: benefícios económicos para a melhoria da vida das populações”.

O webinar, que terá início às 09h30, contará com a presença do Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto Oliveira,que irá apresentar a visão geral do Programa Espacial Nacional (PEN).

Por sua vez, o Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Manuel Borges, apresentará o painel “ANGOSAT-2: benefícios para a melhoria da vida das populações”.

Os painéis “ANGOSAT-2: evolução actual do projecto”; “Estado actual do ANGOSAT-2” e “Satélite de Observação: apresentação do Geolab na componente militar e movimento migratório”, estarão sob responsabilidade do director geral do GGPEN, Zolana João.

O webinar terá ainda espaço para responder perguntas que possam surgir durante as apresentações.

O evento será transmitido através das plataformas digitais do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM). Clique aqui para ter acesso.


Projecto ANGOSAT


ANGOSAT é a denominação de um projecto que é parte integrante do Programa Espacial Nacional (PEN), tendo como foco principal garantir a construção, o lançamento e a operação de satélites angolanos geoestacionários, que forneçam oportunidades de expansão dos serviços de comunicação via satélite (Internet, rádio, telefonia e transmissão televisiva), por todo território nacional e proporcionem a arrecadação de receitas.

A ser lançado em 2022, o ANGOSAT-2 cobrirá toda a África e Parte da Europa. A sua construção teve início em 24 de Abril de 2018, para compensar o investimento feito na construção do ANGOSAT-1, em órbita desde Dezembro de 2017, mas sem sinal, até à presente data.