Notícias


2021-01-27 | GGPEN participa de workshop sobre recursos espaciais da SADC


De 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2021, a equipa de Peritos de Satélites da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral estará reunida no workshop “Recursos Espaciais da SADC - Bandas de Plano BSS e FSS da ITU” - actividade que tem como um dos principais objectivos dar continuidade às discussões para implementação do satélite compartilhado da SADC.

Um dos destaques neste evento é o painel “Estudos de casos de enquadramento nacional de satélite: Angola e África do Sul”, em que os dois países apresentarão as suas experiências no sector da tecnologia espacial.

Para além das discussões sobre assuntos ligados à organização, painéis sobre a operacionalização do quadro, a estrutura para o programa e a formulação do orçamento, mecanismo para apoiar a implementação da estrutura, bem como apoio às actividades relacionadas com o satélite compartilhado da SADC, mostram o empenho dos membros do comité de Peritos de Satélites da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral para tornarem o projecto realidade.

No evento, estarão presentes todos os Estados que são membros do Comité de Peritos em Satélite da SADC, a saber, Angola, Botswana, Reino de Eswatini, Malawi, Namíbia, África do Sul, Zimbábue, o Secretariado da SADC e especialistas em satélite dos dezasseis países membros da SADC.

Angola encontra-se representada no referido workshop por integrantes do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), órgãos afectos ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

Leia também: SADC: Comité de Peritos reunido para deliberar sobre satélite partilhado
                     Angola terá escritório para estudar viabilidade do satélite partilhado da SADC