Notícias


2021-01-26 | Angola terá escritório para estudar viabilidade do satélite partilhado da SADC


Angola passará a sediar a administração da UIT para representar os Estados Membros da SADC, a fim de gerenciar o arquivo Regional Shaped Beam da organização. Para tanto, será criado no país um Escritório de Gerenciamento de Projectos (PMO). A orientação surgiu durante a reunião realizada pelo Comité de Peritos em Satélite da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, no dia 16 de Janeiro, no HCTA, em Luanda.

A reunião, que foi presidida pela África do Sul, com o apoio do Secretariado da SADC, teve como ponto principal iniciar o trabalho atribuído ao Comité de Especialistas em Satélites da SADC, de acordo com os ministros da organização, responsáveis pela Decisão 4 de TIC, feita durante a sua reunião, em Setembro de 2019, em Dar Es Salaam, República Unida da Tanzânia.

Na decisão 4, os ministros dirigiram o Comité de Peritos em Satélite da SADC para estudarem a possibilidade de um depósito de satélite para uso adicional para feixe em forma regional da SADC a ser incluído nas Listas de Apêndices 30, 30A e 30B e propor qual Estado Membro deve ser a Administração para o referido depósito. A orientação considera ainda que registos de rede de satélite de taxa de recuperação de custo devem ser levados em consideração.

A reunião realizada em Luanda contou com a presença de representantes de todos os Estados Membros que são membros do Comité de Peritos em Satélite da SADC, a saber, Angola, Botswana, Reino de Eswatini, Malawi, Namíbia, África do Sul, Zimbábue e o Secretariado da SADC.

O Comité de Peritos em Satélite da SADC definiu ainda que o Secretariado da SADC e Angola liderarão o processo de desenvolvimento de uma Viga em Forma Regional da SADC em GIMS e compartilharão o arquivo de base de dados GIMS com o comité.

Ainda de acordo com as recomendações, a Namíbia vai realizar um estudo sobre as especificações de recepção e transmissão de especificações do terminal de usuário para o sistema de satélite FSS, por exemplo, diâmetro da antena, ganho, recepção de temperatura de ruído para terminais de usuário e preparar um relatório para a próxima reunião do Comité de Especialistas em Satélite da SADC.

Por sua vez, o Zimbábue irá preparar um relatório sobre as taxas de recuperação de custos aplicáveis para o arquivamento da Rede de Satélite Partilhado da SADC para a próxima reunião do Comité de Peritos em Satélite da SADC.

A próxima reunião do Comité de Peritos em Satélite da SADC terá lugar um dia antes da reunião inaugural do Comité de Direcção do Quadro para o Programa de Satélite Partilhado da SADC que irá decorrer em Angola.

De ressaltar que a equipa de trabalho de Peritos de Satélites da SADC está reunida hoje, em formato virtual, para dar seguimento às recomendações.