Notícias


2021-03-09 | Direcção do GGPEN homenageia mulheres que trabalham na instituição


No âmbito do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março, a direcção e responsáveis do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) realizaram, hoje, uma homenagem àquelas que contribuem com o seu trabalho para o melhor desenvolvimento da instituição.

O GGPEN, que também assume como próprios os desafios do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, Igualdade de Género, conta, actualmente, com 56 funcionários, dos quais 16 são mulheres que actuam nas mais diferentes áreas do Gabinete, incluindo 12 nas áreas ligadas às STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Informática, em português), bem como 5 em diversas áreas de liderança.

Teresa Sebastião, Engenheira Informática, integra a equipa do GGPEN desde 2016. Agradeceu à direcção do GGPEN “pelo carinho, respeito e o tratamento de igualdade”.

“Sentimo-nos felizes e lisonjeadas pela singela homenagem feita neste dia especial que para nós significa o reconhecimento do papel da mulher na sociedade e, como profissionais capazes, acções do género nos motivam a executar com bravura as nossas actividades”, acrescentou.

Já Ermeliana Chipita, especialista na área do Canal de Serviço do MCC, disse que foi bom perceber que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas mulheres no GGPEN tem sido acompanhado com satisfação pela direcção.

“Ouvir que a instituição está bem representada por mulheres, que ao longo desses anos colaboram para desempenhar bem as suas funções técnicas dentro do projecto, foi muito motivador”, destacou.

Como reconhecimento de tamanha dedicação, cada profissional recebeu uma rosa e uma dedicatória em cartão, entregue por um colega de trabalho.

“O trabalho desenvolvido pelas mulheres que actuam no GGPEN tem sido de extrema importância para o adequado funcionamento da nossa instituição, nos últimos anos. Por isso, reservamos hoje uma parte do nosso tempo para agradecermos por este empenho”, disse o Director Geral do GGPEN, Zolana João.

Celebrado a 8 de Março, a data foi instituída como Dia Internacional da Mulher, em 1975, pelas Nações Unidas. Actualmente, é comemorada em mais de cem países, inclusive Angola.