Notícias


2021-02-19 | Projecto VIDA: GGPEN participa da segunda reunião internacional


A Rede Internacional do Sistema de Apoio à Decisão Vida, da qual Angola faz parte, através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), reúne-se, no dia 23 de Fevereiro, para discutir as análises socioeconómicas relacionadas ao covid-19.

Durante o evento, palestrantes de Angola, da Indonésia, do México e dos Estados Unidos apresentarão os seus esforços nesta área e como se relacionam com o projecto Vida. Haverá também um período de discussão após as apresentações para facilitar o compartilhamento de ideias e lições aprendidas.

O projecto é liderado pela Drª Daniele Wood, do MIT, que esteve em Angola, no início do ano passado, para auxiliar no projecto de combate à seca no Sul do país, a partir da utilização de imagens de satélites.

A apresentação angolana, nesta segunda reunião, será feita pelo Eng. Gilson Santos, Mestre em Aplicações Espaciais pelo ISAE-SUPAERO, em Toulouse – França.

Rede Vida

A Rede Internacional do Sistema de Apoio à Decisão Vida tem como objectivo projectar ferramentas de apoio à decisão para ajudar a formular políticas públicas em resposta a desafios como a pandemia de Covid-19.

Este projecto criou uma plataforma de colaboração entre tecnólogos para construir o Sistema de Apoio à Decisão Vida - uma ferramenta online customizada para ser utilizada por funcionários do sector público municipal e regional que elaboram políticas de saúde pública, economia ou gestão ambiental.

O Sistema de Apoio à Decisão Vida ajuda os líderes municipais e regionais a entenderem as relações entre factores sociais importantes que estão mudando, criando modelos nas seguintes áreas: Saúde Pública, Ambiente, Impactos Socioeconómicos, Políticas Públicas e Tecnologia de Vigilância de Doenças.

Vida é baseada em um Data Visualization and Modeling Framework integrado criado pelo grupo de pesquisa Space Enabled do MIT, que combina várias fontes de dados e cria simulações dos estados futuros actuais ou potenciais de uma cidade ou região.

Primeira reunião

Em Novembro de 2020, o GGPEN participou na primeira reunião da Rede Internacional do Sistema de Apoio à Decisão Vida. Neste encontro, foi compartilhado o trabalho inovador que tem sido realizado por diversos colaborares do MIT (Massachusetts Institute of Technology), bem como por Angola, através do GGPEN, no âmbito da implementação do projecto VIDA, para o contexto nacional.

Do lado do GGPEN foi apresentado, na pessoa da especialista do Departamento de Desenvolvimento e Aplicações Espaciais, Joana Paula Nogueira da Cunha Caetano, o estado actual da pandemia da covid-19 no país e os esforços conjuntos que têm sido dados, em relação à pesquisa comportamental e impacto socioeconómico que esta doença tem tido na população. Esta colecta de informações locais, visa a sua posterior inserção na ferramenta VIDA para que possa ser utilizada como suporte à tomada de decisão das entidades que têm orientado e monitorado a saúde pública nesta fase.

Clique aqui para ver o programa completo da segunda reunião da Rede Internacional do Sistema de Apoio à Decisão Vida.