Notícias


2021-02-12 | GGPEN celebra Dia das Meninas na Ciência com as Kandengues Cientistas


A convite do Programa Space4women, das Nações Unidas, e do Space STEM Initiative for Africa, o GGPEN e os Kandengues Cientistas celebraram, em Viana, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, com muita ciência e tecnologia espacial.

Desde o dia 22 de Dezembro de 2015 que, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, passou a ser celebrado, no dia 11 de Fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

O objectivo é comemorar a actuação e a presença de mulheres no ambiente de pesquisa, divulgação e adopção de práticas científicas e também fazer com que a temática seja discutida na sociedade, através de campanhas sobre o preconceito, a igualdade de género e políticas sociais.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é implementado pela UNESCO e pela ONU Mulheres, em colaboração com agências e instituições intergovernamentais, bem como parceiros da sociedade civil, que visam promover mulheres e meninas na ciência.

Em Angola, não foi diferente. Na academia dos Kandengues Cientistas, a data foi celebrada em mesa redonda com as meninas, que contou com a visita da responsável do Departamento de Aplicações Espaciais do GGPEN, a Engenheira Joana Caetano, que partilhou os seus conhecimentos no âmbito aeroespacial com a envolvente "Inteligência Artificial", para as meninas. Também recordou momentos inesquecíveis ligados à experimentos de física, química e electrónica, através dos conhecimentos passados pelas kandengues cientistas.

A Eng. Joana começou o seu Ensino Secundário em Ciências Físicas e Biológicas, seguido pela licenciatura em Engenharia de Telecomunicações, na Universidade Católica de Angola. Após admissão no Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, obteve certificação em Operação de Satélites, como especialista de Planeamento de Voo e Mestrado em Serviços e Aplicações Espaciais, na Universidade Isae-Supaero, sediada em Toulouse-França.

Para além da enorme motivação e entusiasmo que deixou na academia dos Kandengues Cientistas, a Engenheira Joana, garantiu ajudar no envolvimento das mulheres na ciência e estará cada vez mais com as meninas do local.

No âmbito do seu programa de educação espacial, o GGPEN tem planeado um conjunto de acções junto das universidades, escolas e sociedade civil de modo a aumentar a consciência e contributo do sector espacial para a melhoria da condição de vida em Angola, formando melhores quadros nacionais que actuem em prol do desenvolvimento sustentável do país e do continente africano.

Celebração este ano

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, este ano, tem como tema "Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19".

De acordo com a ONU, a pandemia mostrou a excelência de pesquisadoras espalhadas pelo mundo – como exemplo, o caso das cientistas que sequenciaram o genoma do coronavírus em 48 horas. Entretanto, as medidas de biossegurança também prejudicaram a carreira de muitas jovens pesquisadoras, tendo ampliado ainda mais algumas disparidades de género na academia.