Notícias


2021-01-25 | Encerra com sucesso o primeiro curso de Educação Espacial no CFITEL


Encerrou na última sexta-feira, 22 de Janeiro, o curso teórico-prático de introdução à área espacial referente ao Desenho de Missões Espaciais e Montagem de Cansat, ministrado durante um mês no Centro de Formação Tecnológica do ITEL (CFITEL) por especialistas do Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda, afectos ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

Devido as condições impostas pela pandemia de covid-19, a primeira turma foi limitada a nove formandos, que num total de 32 horas foram expostos a conteúdos relacionados com desenho de missões espaciais para pequenos satélites, conceitos básicos de pequenos satélites e o seu impacto na indústria espacial, desenhos de cansats e os seus subsistemas, práticas de montagem, envio de comandos e recepção de telemetria com uma média de aproveitamento acima dos 75%.

Inscreveram-se maioritariamente estudantes universitários entusiastas da tecnologia espacial, motivados pela possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos deste curso, primeiramente nos seus trabalhos de fim de curso e pelo desejo de seguirem carreiras na área espacial, conforme testemunharam.

No final do curso, os formandos, divididos em quatro grupos com missões específicas (medições de temperatura e concentração de monóxido de carbono), efectuaram lançamentos (largadas) dos cansats com pára-quedas do topo de um edifício, a trinta metros (30m) de altura do solo, onde a partir da estação terrena foram recebidas as informações de telemetria dos mesmos.

Importa referir que estão sendo criadas as condições objectivas para o arranque em Fevereiro do módulo de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT do curso de Comunicação via Satélite, bem como o módulo conclusivo do curso de Pequenos Satélites, Concepção de Circuitos Eléctricos e Desenho de Placas de Circuito Impresso e soldagem dos componentes de um CanSat.

 Para mais informações sobre os próximos cursos, siga-nos nas redes sociais ou acompanhe as notícias no nosso portal institucional.