Notícias


2020-12-22 | Formação: CFITEL arranca com primeiro curso de Educação Espacial


Teve lugar ontem, segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020, no Centro de Formação Tecnológica do ITEL o curso de Desenho de Missões Espaciais e Montagem de Cansat, a ser ministrado por especialistas do Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda, afectos ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

O referido curso de introdução à área espacial visa transmitir aos formandos conhecimentos sobre desenho de missões espaciais para pequenos satélites, conceitos básicos de pequenos satélites e o seu impacto na indústria espacial, desenhos de Cansats e os seus subsistemas, práticas de montagem, envio de comandos e recepção de telemetria.

No seu primeiro dia de aulas, os formandos tiveram contacto com todo o conteúdo programático apresentado pelo coordenador do curso Dr. Gilberto Gomes e esclarecidos dos aspectos prácticos da formação pelo especialista em desenvolvimento de pequenos satélites Eng. Leonardo Pinheiro.

Estão inscritos, maioritariamente, estudantes universitários, entusiastas da tecnologia espacial, motivados pela possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos que serão obtidos neste curso, primeiramente nos seus trabalhos de fim de curso, e depois optarem por uma carreira na área espacial, conforme os seus testemunhos.

Suzana Ranca, estudante do 3º ano do curso de Engenharia Electrónica e Telecomunicações do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), diz-se apaixonada pela tecnologia espacial e conta que abraçou esta oportunidade pela possibilidade de enriquecer o seu trabalho de fim de curso através da obtenção de conhecimentos teórico e práticos neste curso.

Por sua vez, Délcio de Almeida, estudante do 4º ano do curso de Telecomunicações na Universidade de Luanda (ex-ISUTIC), assume-se como um entusiasta das comunicações via satélite e pretende com este curso recolher mais subsídios para o trabalho de fim de curso, sobretudo na vertente prática e sonha um dia construir o seu próprio satélite.

Importa referir que alguns dos melhores estudantes dos cursos de educação espacial no CFITEL poderão ter a oportunidade de estágio no GGPEN e tornarem-se pontenciais candidatos para os projectos do Programa Espacial Nacional (PEN).

Devido as várias solicitações, excepcionalmente foram cedidas mais algumas poucas vagas. Os interessados poderão fazer as suas inscrições acessando o link abaixo ou dirigirem-se ao CFITEL, sito no bairro CTT – Rangel, Luanda: 

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=nqcEjKaJfEqY3gl3rZq2wvV0lYCRF01BmYymSp8QIYNUMDRCQ0tPUFRSNU5UQ0s2SEkxMzBRT1NWTi4u 

Obs: Vagas limitadas!!