Notícias


2020-12-15 | Formação: GGPEN e ITEL iniciam cursos de educação espacial


O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN e o Instituto de Telecomunicações (ITEL) iniciam, no próximo dia 21 de Dezembro, uma série de cursos de iniciação técnico-profissional ligados à área espacial, no Centro de Formação Técnológica do ITEL (CFITEL) com o Curso de Desenho de Missões Espaciais e Montagem de Cansats.

Neste curso introductório, os formandos serão introduzidos a temas como: conceitos de gerais de satélites, órbitas e trajectórias, pequenos satélites e seu impacto na indústria espacial, introdução ao CanSat, subsistemas de um CanSat, montagem, integração e testes do CanSat, operacionalização de um pequeno satélite CanSat e muito mais.

Você sabe o que é um Cansat?

Cansat é uma representação funcional de um satélite real, integrado no volume de uma lata de refrigerante de 330 ml, proporcionando aos estudantes a primeira experiência em projectos relacionados com a ciência e tecnologia espacial.

Os cursos de Educação Espacial visam também maximizar as iniciativas do GGPEN na disseminação da educação espacial no nosso país, tendo em conta as potencialidades do ITEL no que toca à formação de quadros técnico-profissionais, em especial os resultados positivos do seu programa de cursos de iniciação profissional no CFITEL, abrindo assim uma janela de oportunidade não só para a disseminação da ciência, tecnologia e indústria espacial, como também promoverá o empreendedorismo neste sector porquanto poderá potencializar a criação de Starups e oportunidades de emprego.

Alguns dos melhores estudantes desses cursos poderão ter a oportunidade de estágio no GGPEN e tornarem-se pontenciais candidatos para os projectos do Programa Espacial Nacional (PEN).

Os pré-requisitos são conhecimento básico e/ou avançado em electrónica analógica e digital, lógica de programação, programação de microcontroladores (Arduino ou PIC) e inglês básico.

Atendendo às limitações impostas pela pandemia da covid-19 as inscrições serão apenas online. Os interessados poderão fazer as suas inscrições acessando o link abaixo:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=nqcEjKaJfEqY3gl3rZq2wvV0lYCRF01BmYymSp8QIYNUMDRCQ0tPUFRSNU5UQ0s2SEkxMzBRT1NWTi4u

Obs: Vagas limitadas!!