Notícias


2020-11-13 | Projecto VIDA: GGPEN partilhou a sua experiência na 1ª reunião internacional


No dia 10 de Novembro, aconteceu a primeira reunião da Rede de Colaboração Internacional do Sistema de Apoio à Decisão VIDA, com colaboradores de Angola, Brasil, Chile, Indonésia e México, que reuniram-se para discutir as inovações em curso ocorrendo no projeto VIDA, bem como outras modelagens integradas relacionadas e análise de dados em relação à pandemia de covid-19.

Neste encontro, foi compartilhado o trabalho inovador que tem sido realizado por diversos colaborares do MIT (Massachusetts Institute of Technology), bem como com Angola, através do GGPEN, no âmbito da implementação do projecto VIDA, para o nosso contexto.

Do lado do GGPEN foi apresentado, na pessoa da especialista do Departamento de Desenvolvimento e Aplicações Espaciais do GGPEN, Joana Paula Nogueira da Cunha Caetano, o estado actual da pandemia da covid-19 no país e os esforços conjuntos que têm sido dados, em relação à pesquisa comportamental e impacto socioeconómico que esta doença tem tido na população. Esta colecta de informações locais, visa a sua posterior inserção na ferramenta VIDA para que possa ser utilizada como suporte à tomada de decisão, das Entidades que têm orientado e monitorado a saúde pública nesta fase.

Colaboradores de diversos países foram, igualmente, convidados a palestrar, a fim de apresentarem as experiências em curso dos seus paises no âmbito deste projecto.

A doutora Danielle Wood, professora do MIT, abriu o certame e fez a condução do mesmo, e uma detalhada apresentação sobre as funcionalidades da ferramenta foi feita pelo estudante de doutoramento, Jack Reid.

A colaboração entre as duas instituições tem vindo a permitir a transferência de conhecimento para o levantamento e tratamento de informações locais que devem alimentar a solução VIDA, de acordo com a realidade de Angola, para auxiliar no combate a covid-19.

O Sistema de Apoio à Decisão Vida é uma ferramenta online, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Space Enabled do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Media Lab e visa ajudar líderes mundiais na tomada de decisões mais precisas, pois os resultados dos dados computados permitem melhor entender diferentes aspectos sociais, concedendo a criação de modelos nas seguintes áreas: Saúde Pública, Ambiente, Impactos Socioeconómicos, Políticas Públicas e Tecnologia de Vigilância de Doenças.

Leia mais sobre o Sistema de Apoio à Decisão VIDA