Notícias


2020-11-09 | Sistema de Apoio à Decisão VIDA: GGPEN participa em primeira reunião internacional


O grupo de pesquisa Space Enabled, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), considerada uma das melhores universidades do mundo, convidou o GGPEN para participar na primeira reunião online da Rede Internacional do Sistema de Apoio à Decisão Vida, que acontecerá no dia 10 de Novembro de 2020.

Com este encontro pretende-se compartilhar o trabalho inovador que tem sido realizado através da implementação da ferramenta VIDA, que tem sido desenvolvida por diversos colaborares do MIT, como o Brasil, Chile e Angola, através do GGPEN.

Este convite surge no âmbito da colaboração entre as duas instituições, que têm vindo a permitir a transferência de conhecimento em diversas áreas, no levantamento e tratamento de informações locais que devem alimentar a solução VIDA, para auxiliar no combate à covid-19 em Angola.

A doutora Danielle Wood, professora do MIT, abrirá o evento, seguidamente far-se-á uma demonstração da ferramenta actual do protótipo Vida e discussão sobre direcções futuras por parte do estudante de doutoramento, Jack Reid.

Dentre os palestrantes colaboradores, destaca-se a presença da especialista do GGPEN, Joana Paula Nogueira da Cunha Caetano que fará uma apresentação sobre a experiência de Angola no âmbito deste projecto.

O Sistema de Apoio à Decisão Vida foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Space Enabled do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Media Lab e visa ajudar líderes mundiais na tomada de decisões mais precisas pois os resultados dos dados computados permitem melhor entender diferentes aspectos sociais concedendo a criação de modelos nas seguintes áreas: Saúde Pública, Meio Ambiente, Impactos Socioeconómicos, Políticas Públicas e Tecnologia de Vigilância de Doenças.