Notícias


2020-10-28 | MINTTICS apresenta Programa de Observação da Terra


O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), em colaboração com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), promoveu uma videoconferência com o tema “As Potencialidades do Programa Nacional de Observação da Terra”, onde apresentou a plataforma WEBGIS para suporte ao planeamento urbano e inventariação.

A videoconferência, que teve início às 10h, do dia 13 de Outubro de 2020, na plataforma Microsoft Teams, foi apresentada por Sua Excelência Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira. O evento contou com a participação dos ministérios: Administração e Território, Obras Públicas e Ordenamento do Território, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Agricultura e Pescas, Cultura, Turismo e Ambiente, Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Economia e Planeamento, Justiça e dos Direitos Humanos e as Autarquias locais.

A videoconferência teve como objectivo a apresentação das potencialidades do Programa Nacional de Observação da Terra e da plataforma Webgis para suporte do planeamento urbano e inventariação, desenvolvidos pelos especialistas do GGPEN, e também promover a troca de experiências de cada um dos sectores presentes e a aplicação da tecnologia espacial em cada uma das referidas áreas.

Com o fim de apresentar a visão do Programa Espacial Nacional em relação à terra e gestão dos recursos do país, foi apresentada a plataforma Webgis como uma ferramenta que apresenta uma grande potencialiade de auxílio na gestão de cada umas da áreas de trabalho mencionadas e alinhando aos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável aonde a tecnologia espacial pode desempenhar um papel preponderante.

Foi apresentado um caso de estudo sobre o planeamento urbano de Talatona, em Luanda, onde podemos constatar a expansão demográfica deste município, as construções e ocupações de terrenos, o índice da vegetação por diferença normalizada, a quantidade de vegetação na superfície, a identificação visual de mudança que ocorreu de 2016 a 2020. 

A aplicação de sistema de informação geográfica Web (WEBGIS) contem diversos dados geográficos vectoriais limites geográficos do município de Talatona, linhas naturais de água, mapas de uso e ocupação dos solos e mapa de mudança. Imagens de satélites.  

De acordo com o interesse mostrado por parte de cada área participante ficou então acordado que o MINTTICS, em colaboração com o GGPEN, fariam o estudo preliminar da identificação das necessidades de cada área e atender os mesmos de forma individual e precisa.