Notícias


2020-08-19 | Sessão sobre Economia Espacial da UNOOSA terá a participação do GGPEN


O Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA - United Nations Office for Outer Space Affairs) convidou o #GGPEN para participar do painel da 5ª sessão de webinar, a decorrer no dia 24 de Agosto do ano corrente, cujo tema é “Cooperação Internacional: Estruturas Normativas Internacionais em contextos domésticos, crescimento responsável e sustentável”, visando trocar experiências entre os actores do ambiente espacial sobre o modo como os seus países e as suas estruturas normativas, leis espaciais nacionais têm contribuído para o seu sector espacial de forma a torná-lo dinâmico e sustentável, permitindo levar os benefícios do espaço à todos, em todos os lugares, contribuindo assim para a inovação, criação de empregos e receitas.

Entre os oradores da 5ª sessão podemos destacar a participação de Kai-Uwe Schrogl, Chefe de Departamento de Políticas da Agência Espacial Europeia, Ana Avila, do Ministério das Relações Exteriores da Costa Rica, especialista da Unoosa Yukiko Okumura e Eduina Teodoro, técnica do Departamento Jurídico e Cooperação do GGPEN. 

Pretende-se com a referida sessão aumentar a consciência dos paises sobre a economia espacial, gerar sinergias entre os actores intervenientes do ambiente espacial e abrir oportunidades de cooperação de modo a facilitar a colaboração global.

A 5ª sessão é parte de uma série de sete webinars sobre a economia espacial organizada pela UNOOSA.

As sessões anteriores abordaram a apresentação da Economia Espacial, bases para a construção de apoio ao crescimento da economia espacial, como expandir: histórias de sucesso, da expansão até a fase estabelecida, construção de um sistema financeiro sustentável para economias espaciais. Sendo que, as próximas sessões debaterão temas, tais como, Inovação e crescimento: governo, indústria e academia trabalhando juntos para aumentar sua economia espacial e por último, como uma economia espacial saudável pode apoiar as recuperações pós covid-19.

A série fornece uma plataforma para compartilhar informações de entidades espaciais comerciais, sendo realizada uma análise sobre o financiamento de actividades espaciais, explorando histórias de sucesso sobre como modelos de financiamento público-privados mistos ajudam economias espaciais a prosperar.

As sessões são práticas e exploram com especialistas histórias de sucesso e ideias sobre como os países têm levado os seus sectores espaciais ao próximo nível por meio da associação entre governo, indústria e academia e como alavancar esta associação para maximizar a inovação e o crescimento da economia espacial a nível nacional e internacional.

A UNOOSA é uma instituição que trabalha para promover a cooperação internacional no uso e exploração pacíficos do Espaço e na utilização da Ciência e Tecnologia Espacial para o desenvolvimento económico, social e sustentável.

Para participar na 5ª sessão registe-se através do link abaixo

 www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/topics/space-economy/