Notícias


2020-10-11 | Kandengues Cientistas encerram a Semana Mundial do Espaço


O projecto Kandengues Cientistas realizou, no âmbito da Semana Mundial do Espaço, o painel “World Space Week”, com a apresentação de vários temas com o objectivo de capacitar os participantes em diversas áreas das tecnologias de automação e espacial.

O evento, que ocorreu ontem, contou com a presença de cerca de 80 crianças e 20 adultos (tutores), para além dos visitantes, dentre eles o responsável do Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Gilberto Gomes, que trocou impressões com os Kandengues Cientistas.

Os presentes puderam participar da actividade “Programando no espaço”, que teve como objectivo ensinar programação às crianças e adultos, sobretudo, desenvolvendo pequenas soluções e simulações espaciais (jogos, animações e outros entretenimentos), num mundo totalmente virtual e cheio de diversão e conhecimentos.

Já a actividade “Robotizando no espaço”, teve como ideia principal ensinar os princípios de automação e da robótica sustentável, desenvolvendo alguns protótipos espaciais usando lixo electrónico (material reciclado), para fazer representações de foguetes, satélites e robôs que possam resolver problemas espaciais.

Outra actividade de destaque foi o workshop “Os kandengues e o mundo espacial” - oficina de criações espaciais, que teve como meta levar às crianças e adultos para uma viagem sobre as curiosidades no universo espacial, desenvolvendo as suas habilidades através de curiosidades, ilustrações e desenhos.

O evento contou também com uma exposição de projectos tecnológicos e espaciais: momento de demonstração de réplicas de projectos (protótipos) e soluções espaciais (foguetes, satélites, robôs, etc)-

“Queremos melhorar alguns projectos e pesquisas relacionados às novas formas de vida em outros planetas, como Marte. Também estamos a estudar as possibilidades do cultivo da mandioca para sustentar os astronautas e a welwitchia mirabillis para testes a altas temperaturas”, apresentou o responsável pelo projecto Pedro Paris, acrescentando o objectivo do grupo é “massificar o gosto pelas tecnologias espaciais, em 2020, realizando concursos de lançamentos de foguetes nas escolas para crianças e adultos”.

Kandengues Cientistas

O projecto Kandengues Cientistas é uma iniciativa da Tecnotronic Systems (startup de base tecnológica) que visa capacitar e formar crianças e adultos, dos 5 aos 18 anos, para que desenvolvam habilidades inventivas e tecnológicas mais cedo, de forma a aproveitar o potencial que as crianças têm, contribuindo, assim, para a formação de uma sociedade angolana tecnologicamente bem preparada.

Localiza-se no município de Viana e conta com o apoio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

Semana Mundial do Espaço

A Semana Mundial do Espaço é o maior evento espacial da Terra, com mais de oito mil eventos relatados em 2019 e realizados em 96 países, inclusive Angola.

Foi criada pelas Nações Unidas e é comemorada internacionalmente de 04 a 10 de Outubro, com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Este ano de 2020, a Semana Mundial do Espaço é dedicada aos satélites e os seus amplos benefícios sob o tema “Os satélites melhoram a vida”.

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de Outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos Estados membros da ONU no dia 10 de Outubro de 1967.