Notícias


2020-10-08 | GGPEN fomenta transferência de conhecimento na área espacial


A Semana Mundial do Espaço, celebrada mundialmente de 04 a 10 de Outubro, este ano dedica-se a mostrar como “Os satélites melhoram a vida”, melhorias estas que vêm sendo implementadas pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), através de formações em Angola e no exterior, com o objectivo de promover e fomentar a transferência, difusão e desenvolvimento da ciência e tecnologia espacial, garantindo o binómio universidade e indústria espacial para o desenvolvimento socioeconómico do país.

O Cansat Leader Training Program (CLTP) é um programa de formação de líderes em pequenos satélites, para o fomento da educação espacial a nível do Mundo. O programa foi fundado pela UNISEC - Japão, e conta com a participação efectiva de centenas de participantes a nível do Mundo entre os quais sete engenheiros angolanos, que através do GGPEN foram formados, em 2015. 

O GGPEN foi o protagonista desta realização referente à formação dos primeiros sete engenheiros angolanos líderes em pequenos satélites e, actualmente, usam o conhecimento adquirido em benefício do nosso país através da transferência de conhecimento internamente a nível da comunidade académica.

Osvaldo Porto é um dos participantes do CLTP-6, organizado pelo Consórcio de Universidades em Engenharia Espacial UNISEC (University Space Engineering Consortium) – Japão, e participante do treinamento de Montagem e Integração  de Pico-satélites HEPTA-SAT pela Universidade de Nihon-Japão, teve a sua carreira profissional a abrir-se para o Mundo Espacial em 2015, após ter concorrido mediante Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e ter sido considerado apto a participar no CLTP-6, com mais (6) académicos angolanos.

Actualmente está a trabalhar no Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), exercendo a função de Director de Turno de Voo do Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC).

Formado em Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico Militar (ISTM), é especializado em Operação de Satélites de Telecomunicações em Órbita Geoestacionária, especializado em Desenho e Construção de Carga Útil (Payload) para satélites de comunicação pela Airbus Defense and Space, UK.

Trabalhou em diversos projectos de fomento à Educação Espacial Nacional, entre os quais a projeção e desenvolvimento do primeiro pequeno satélite angolano “CANSAT Angolano”, a implementação do primeiro curso em satélites miniaturizados Pequeno Satélite HEPTA-SAT,  para os docentes Universitários Nacionais em 2018, e foi um dos formadores do curso teórico-prático de Desenho, Construção e Lançamento de um pequeno satélite (CanSat Angolano) protagonizado pelo GGPEN, aos formandos provenientes na Academia Nacional (Universidades/Instituições de Ensino Superior e Médio) que culminou com o lançamento de 10 pico-satélites em 2019.

Participou igualmente do CLTP, Aldair Gonçalves, actualmente estudante de mestrado em Aplicações e Serviços Espaciais, estagiário na empresa Airbus Defense and Space. É funcionário do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), exercendo a função de especialista do Canal de Controlo e Serviço no Centro de Controlo e Missão de Satélites. Possui a licenciatura em Electrotecnia na especialidade de Telecomunicações, ISTM, Angola.

Mediante uma busca incansável de quadros nacionais para a criação de competências, promoção do sector espacial e potencialização do Programa Espacial Nacional, em 2019, 164 estudantes angolanos oriundos de 30 instituições do ensino médio e superior de Angola foram formados em desenho, construção e lançamento de um pequeno satélite (CanSat Angolano).

 

Outros resultados 

 

O GGPEN também ministrou o curso intitulado “Construção e Montagem de Pequenos Satélites (Cansat)”, no renomado 37º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais - SBrT 2019, que ocorreu em 2019, na cidade do Rio de Janeiro - Brasil.