Notícias


2020-10-05 | GGPEN celebra Semana Mundial do Espaço no Centro Mamã Muxima


O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) irá celebrar a Semana Mundial do Espaço, no dia 07 de Outubro, com actividades solidárias e de educação espacial, no Centro de Acolhimento Mamã Muxima, localizado no distrito do Ramiros, em Luanda. Esta iniciativa enquadra-se nas jornadas comemorativas dos 45 anos de Independência Nacional no sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Comemorada internacionalmente de 04 a 10 de Outubro, a Semana Mundial do Espaço foi criada pelas Nações Unidas com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Em 2020, a Semana Mundial do Espaço é dedicada aos satélites e os seus amplos benefícios sob o tema “Os satélites melhoram a vida”.

Para celebrar a Semana Mundial do Espaço, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) preparou, juntamente com os seus parceiros da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto e Kandengues Cientistas, uma série de actividades com as crianças e jovens carenciados do centro de acolhimento, listadas abaixo:  

· Apresentação de dois vídeos de curta-metragem sobre educação espacial;

· Palestra de Introdução aos Pequenos Satélites;

· Mini curso certificado sobre Montagem e Operação de Cansat;

· Workshop de programação de elementos espaciais e robótica para um núcleo de embaixadores da educação especial na sala de informática;

· Exposição de projectos tecnológicos e espaciais - Kandengue Cientista;

· Demostração da aplicação das STEM na área espacial, através do lançamento de um foguete de propulsão liquida (água) e

· Exposição Técnico - Científica, que demostra o papel da Independência Nacional no desenvolvimento da Literacia Digital.

Criado há 26 anos, o Centro de Acolhimento Mamã Muxima, contribui para melhorar a vida de centenas de crianças carenciadas provenientes de diversas partes do país. Actualmente, alberga quase 200 crianças órfãs em regime de internato e mais de 130 em externatos, com idade compreendidas entre os 4 e os 18 anos.

Semana Mundial do Espaço

A Semana Mundial do Espaço é o maior evento espacial da Terra, com mais de oito mil eventos relatados em 2019 e realizados em 96 países, inclusive Angola.

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de Outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU no 10 de Outubro de 1967. 

Apesar da pandemia global de covid-19 existem maneiras seguras de participar e celebrar a Semana Mundial do Espaço. Participe você também, realizando alguma actividade ligada ao espaço e partilhe connosco as suas actividades com a hashtag #semanamundialdoespacoangola2020. Veja aqui o que pode realizar em https://www.worldspaceweek.org/events/event-ideas/