Notícias


2020-06-23 | Ferramenta OPENGEOLAB: Técnicos do GGPEN continuam formação


No âmbito da ferramenta OPENGEOLAB, destinada para a capacitação dos quadros do GGPEN em Satélites de Observação da Terra, inicia, hoje, mais uma acção formativa, que tem como objectivo dar continuidade à exploração da mesma.

A formação será ministrada pela empresa Thales Alenia Space (TAS), para um total de 18 participantes afectos ao GGPEN e terá uma duração de cinco dias, onde serão abordados tópicos como, Introdução aos Sistemas Espaciais e Instrumentos Espaciais Ópticos.

Considerando a situação da pandemia da COVID-19, esta acção formativa será igualmente online e surge no seguimento da primeira fase, Introdução  Teórica, ministrada online nos dias 20 e 27 de Maio, onde ficou marcada pela apresentação dos conceitos teóricos ministrados sobre os temas de sensoriamento remoto, aquisição de dados, posicionamento e processamento de dados.

A segunda fase da formação, que tratará dos aspectos práticos visando criar capacidades para arquivamento e distribuição de imagens, será ministrada de forma presencial, em Luanda, em função da evolução da pandemia da COVID-19.

A formação tem como objectivo capacitar especialistas angolanos em matéria de identificação e processamento de imagens recebidas via satélites de observação da terra, dotando-os de habilidades, tais como, o tratamento de imagens de satélites de observação da terra e trazendo valências, de igual modo, em outras áreas transversais, como área jurídica, multimédia e gestão de projectos no conhecimento sobre Sistemas Espaciais e Instrumentos Espaciais Ópticos. 

A mesma permitirá desenvolver aplicações espaciais como o mapeamento da terra para a agricultura, mapeamento do território, entre outras.