Notícias


2020-06-23 | Webinar gratuito sobre o uso de tecnologia espacial no combate à fome  


 

Decorre nesta quarta-feira, 24, o webinar “Servir a sociedade com dados espaciais: ODS 2 - Fome”, que tem como objectivo apresentar inovações em aplicações de satélite para sectores humanitários e de desenvolvimento em apoio aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

As Nações Unidas definiram o fim da fome, alcançando a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promovendo a agricultura sustentável como parte dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os dados derivados de tecnologias espaciais, como navegação, comunicação e recursos de sensoriamento remoto, desempenham um papel único no enfrentamento dos desafios de segurança alimentar e na orientação dos formuladores de políticas sobre as políticas actuais de segurança alimentar futura. 

Seguindo as directrizes da ONU, o GGPEN trabalhou com a doutora Danielle Wood, professora no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, no projecto de Quantificação da Problemática da Seca no Sul de Angola. A iniciativa utiliza imagens de satélite para mitigar os efeitos da seca naquela região, entres eles a fome, a partir da previsão do caudal dos rios, estudo do solo, vegetação e a localização da população afectada pela seca.

Durante o webinar “Servir a sociedade com dados espaciais: ODS 2 – Fome” pretende-se apresentar exemplos de aplicativos do mundo real de dados espaciais para abordar a segurança alimentar em todo o mundo; demonstrar o papel da tecnologia espacial como uma ferramenta política eficaz baseada em observação para monitorar a segurança alimentar e aumentar a produtividade e a produção agrícola; destacar possíveis barreiras técnicas que limitam o uso operacional da Observação da Terra pelos tomadores de decisão e compartilhar caminhos de colaboração e coordenação entre agências e organizações que trabalham com segurança alimentar.

Palestrantes

Dr. Inbal Becker-Reshef  - Director do NASA Harvest (Programa de Ciência Aplicada da NASA em Segurança Alimentar e Agricultura, localizado na Universidade de Maryland) e Cientista do Programa no Secretariado do GEOGLAM.

Dara Entekhabi - Professora de fundações da Bacardi em Estocolmo no MIT, no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, com nomeação conjunta no Departamento de Ciências da Terra, Ciências Atmosféricas e Planetárias.  

Dr. Arif Husain - Economista-chefe e director da divisão de pesquisa, avaliações e monitoramento do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) em Roma, Itália.  

Dra. Anastasia Volkova - Palestrante do TEDx, inovadora do MIT 35 Under 35 na APAC e bolsista de Amelia Earhart.  

Moderador Dr. Minoo Rathnasabapathy - Engenheiro de pesquisa do Grupo de Pesquisa com Espaço Habilitado no MIT Media Lab. 

 

Clique aqui para registar-se no evento que tem co-organizadores o Grupo de Pesquisa em Espaço Habilitado e a  Fundação Mundial Segura.